De 15 a 18 de maio

Araguaína realiza Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Entre as atividades está um seminário com palestras relacionados ao tema.

Por Redação
Comentários (0)

08/05/2023 14h47 - Atualizado há 11 meses
Programação

A Prefeitura de Araguaína realizará, entre os dias 15 e 18, a Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que terá palestras, rodas de conversas e outras atividades. A programação tem como objetivo mobilizar, sensibilizar e levar informações sobre a defesa dos direitos das crianças e adolescentes. 

“A realização de ações desta natureza é de fundamental importância na medida em que preza por convocar toda a comunidade a se apropriar deste tipo de discussão, criando estratégias de enfrentamento e prezando, principalmente, pela garantia de direitos da criança e do adolescente”, pontuou a diretora da Proteção Social Especial do Município, Jocélia Alves.

Programação

Além de palestras nos CRAS (Centros de Referência e Assistência Social) e nos Serviços de Fortalecimento de Vínculo, a semana contará, no encerramento da programação, com o Seminário: Faça Bonito!  Proteja Nossas Crianças e Adolescentes. O evento será na quinta-feira (18), das 8 às 12 horas, no auditório da OAB, na Rua 25 de dezembro, Centro.

Entre os palestrantes do seminário estarão a conselheira tutelar Renata Rego, com apresentação de dados e estatísticas de atendimento de violência sexual em Araguaína, e o delegado da PF (Polícia Federal) Alan Reis, que abordará os aspectos da pedofilia, trazendo dados e como este tipo de transtorno está diretamente ligado a exploração sexual.

Já o psicólogo Eduardo Fagner palestrará sobre o panorama da violência sexual, processo de escuta e acolhida, os impactos que este tipo de violência traz na vida deste público e a importância que a família e a rede de proteção representam na ressignificação desta problemática. 

Os interessados em participar do seminário devem fazer sua inscrição direto pelo link: https://bit.ly/18demaiode2023

Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Na data, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.
 
Com a repercussão do caso e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído pela Lei nº 9.970/2000 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.
 
Programação

Dia 15 (segunda-feira)
14 às 17h – Palestra no SCFC (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos II) na Avenida Adolfo Borges, Setor Costa Esmeralda.
 
Dia 16 (terça-feira)
16h30 às 18h – Palestra na Escola CAIC – Jorge Humberto Camargo.
 
Dia 17 (quarta-feira)
8h30 às 10h e das 14h30 às 16h – Palestra CRAS III - Centro de Referência de Assistência Social-CRAS III, na Rua 08, Qd. 04, Lr. 01- Setor Lago Sul (Próximo a UBS).
 
Dia 18 (quinta-feira)
8 às 12 horas – Seminário: Faça Bonito! Proteja Nossas Crianças e Adolescentes no auditório da OAB, na Rua 25 de dezembro, Centro.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.