Fórum Comunitário

Araguaína realizará o 2º Fórum do Selo Unicef voltado para os direitos de crianças e adolescentes

Município recebeu o Selo Unicef em 2021 junto a outros 2.022 municípios, distribuídos em 18 estados.

Por Redação
Comentários (0)

18/06/2024 07h54 - Atualizado há 3 semanas
Município elaborou o Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescente

Notícias de Araguaína - Araguaína realizará o 2º Fórum Comunitário do Selo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) no dia 21 de junho, sexta-feira, das 8 às 13 horas, no auditório do Centro Educacional Infantil (CEI ) Vovô Jorge Frederico, localizado no Setor São Miguel.

O objetivo do evento aberto à comunidade é ouvir a população, enquanto também será apresentado o relatório de atividades desenvolvidas e que possuem o intuito de garantir os direitos de crianças e adolescentes do município.

“Convidamos a população, pois é muito importante a participação da comunidade para analisar as ações ao longo desses últimos anos e termos novas sugestões que possam contribuir para o fortalecimento dessas iniciativas”, afirma a diretora de Políticas Públicas da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Araguaína, Rhaíssa da Rosa.

Municípios empenhados

Araguaína está entre os 130 municípios dos estados do Amapá, Mato Grosso, Tocantins e Pará, que já programaram o evento. A iniciativa faz parte do Eixo de Participação Cidadã e Gestão por Resultados proposto pela Unicef e o principal objetivo é ter resultados concretos que gerem impacto na situação do país quanto aos direitos das crianças e adolescentes.

Para o alcance da certificação é fundamental que cada município desenvolva ações baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que, conforme estabelece a Unicef, estão distribuídos em oito eixos:

  • A Erradicação da Pobreza
  • Fome Zero e Agricultura Sustentável
  • Saúde e Bem-estar
  • Educação de Qualidade
  • Igualdade de Gênero
  • Redução das Desigualdades
  • Paz, Justiça e Instituições Eficazes Água Potável
  • Saneamento e Parcerias e Meios de Implementação

Selo Unicef

O índice tem o objetivo de estimular melhores condições de vida e desenvolvimento de cada criança e adolescente por meio de políticas públicas. Araguaína recebeu o Selo Unicef em 2021 junto a outros 2022 municípios, distribuídos em 18 estados.

Para obter essa certificação, o Município elaborou o Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescente, atingindo três eixos voltados para a redução de desigualdades e garantia de direitos. A certificação tem duração de quatro anos (2021 a 2024).

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.