Imunização

Escola e 18 UBS abrem as portas neste sábado para mutirão de vacinação contra gripe em Araguaína

Atendimento será realizado em 18 UBS, das 8 às 13 horas.

Por Redação
Comentários (0)

26/04/2023 09h09 - Atualizado há 1 ano
Vacinação será das 8 às 13 horas.

A Secretaria da Saúde de Araguaína realizará neste sábado, 29, o Dia D da vacinação contra a gripe (influenza). Além das 18 unidades básicas de saúde que estarão abertas para imunizar a população contra a doença, a vacina ficará disponível na Escola Municipal Nossa Senhora da Natividade, no Setor Nova Araguaína. Todos os locais atenderão das 8 às 13 horas.

A vacina tem como objetivo reduzir as chances de pessoas apresentarem quadros graves de infecção pelo vírus influenza, principalmente nos grupos considerados de risco. Além disso, quando a população se vacina diminuem as chances de surtos do vírus”, explica a diretora da Imunização, Samilla Braga.

Para essa primeira etapa, o Ministério da Saúde disponibilizou 29 mil doses ao Município. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários, de um total de 57.632 pessoas. Em Araguaína, a Campanha de Vacinação Contra a Gripe segue até o dia 31 de maio, em todas as UBS.

Para receber a vacina, o morador deve apresentar CPF, cartão de vacinação e a comprovação de grupo prioritário.

Público

Estão no público-alvo da campanha os idosos com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, deficiência permanente, população indígena, professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário e portuários.

Também fazem parte desse público-alvo os adolescentes e jovens em medidas socioeducativas de 12 a 21 anos, forças armadas, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Sobre a Influenza

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão, podendo também causar pandemias. A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para uma pessoa suscetível.

A síndrome gripal se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Nos casos mais graves, geralmente existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização.

Dependendo do grau infeccioso dos vírus circulantes, o número de hospitalizações e mortes aumenta substancialmente, não apenas por infecção primária, mas também pelas infecções secundárias por bactérias.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.