Novo prédio da Escola Municipal Anatólio Dias Carneiro é uma unidade padrão do FNDE.
Notícias de Araguaína - “Meus cinco filhos agora têm garantia de continuar estudando com qualidade. Meu filho de cinco anos ficou feliz demais quando viu a sala nova. E agora a gente não precisa acordar tão cedo para levar os meninos na escola, porque as estradas estão boas, o prédio é mais perto, tudo melhorou”.
A agricultora e dona de casa Rosilda Guimarães fez questão de levar toda a família para a inauguração da nova Escola Municipal Anatólio Dias Carneiro, construída no PA (Projeto de Assentamento) Manoel Alves, distante 80 quilômetros de Araguaína.
A solenidade, realizada no último dia 29 de junho, reuniu grande parte das 95 famílias residentes no projeto, além dos servidores da nova escola e autoridades municipais.
O prefeito Wagner Rodrigues destacou que os investimentos da prefeitura são feitos com a mesma dedicação na cidade e no campo.
“Essas famílias são fundamentais para a nossa cidade, porque produzem e abastecem nossas feiras, nossos mercados, alimentos que estão na nossa mesa. Então é com muita alegria que fazemos mais uma entrega na zona rural, porque esse nosso povo precisa e merece muito. Já licitamos mais 14 pontes para a zona rural e vamos levar ponte onde é necessário, independente de quantas pessoas serão atendidas. Se são 100 ou duas famílias, nós vamos garantir o acesso”, ressaltou Wagner.
Investimento completo
Além da nova escola, o PA Manoel Alves recebeu outros investimentos da Prefeitura de Araguaína na recuperação das estradas vicinais, três pontes de concreto, 12 bueiros e 10 mata-burros.
“E ainda tivemos os tratores que araram nossa terra e o programa de distribuição de sementes e adubo. Nós estamos muito felizes e agradecidos por essa estrutura que nossa comunidade está recebendo, porque fomos muito bem atendidos pela prefeitura”, agradeceu o presidente da Associação de Moradores do Projeto de Assentamos Manoel Alves, Fernando Araújo.
Nova estrutura
O novo prédio da Escola Municipal Anatólio Dias Carneiro é uma unidade padrão do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), tem capacidade para receber até 216 crianças em uma estrutura moderna, acessível e sustentável. A nova unidade de ensino conta com seis salas de aula climatizadas, bloco administrativo composto por diretoria, secretaria, arquivo, banheiros masculino e feminino, almoxarifado e salas de leitura, de informática e dos professores.
O bloco de serviço conta com sanitários feminino e masculino, ambos com acessibilidade, cozinha, dispensa, material de limpeza, vestiário e área de serviço. A escola possui também piso tátil em todos os blocos.
“É uma estrutura que vai nos dar mais conforto e segurança, e com certeza vai melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem das nossas crianças. Temos quase 10 servidores que vão atuar com mais motivação nessa nova escola e a nossa missão é incentivar nossas crianças da região a estarem na escola, gostarem de estar aqui, fazer com que a escola seja um ambiente acolhedor”, disse a diretora da escola, Francisca Jorge Coutinho da Silva, que reforçou que o próximo passo será fazer uma busca ativa dos alunos que foram estudar nas escolas das cidades da região.
A secretária da Educação de Araguaína, Elizângela Moura, lembrou que, em qualquer região do município, a Educação é levada com o mesmo padrão de qualidade. A escola, inclusive, é atendida pelo transporte escolar do Município.
“Nós tratamos todos com igualdade, seja na cidade ou no campo. O mesmo parâmetro de qualidade que usamos nas escolas e creches na zona urbana, nós estamos aplicando na zona rural. Prédios amplos, salas climatizadas, qualidade na merenda, tudo. Isso é cuidar de pessoas”, disse a secretária.
Com a nova estrutura, além de atender as crianças do Ensino Fundamental da região, a prefeitura irá propor uma parceria com o Governo do Estado para que a escola também seja usada para aulas da EJA (Ensino de Jovens e Adultos) para o Ensino Médio.