Pandemia

Aumento de casos de Covid-19 em crianças menores de 10 anos acende alerta em Palmas

Só no último boletim foram confirmados 44 casos em crianças.

Por Conteúdo AF Notícias 2.956
Comentários (0)

17/08/2020 10h56 - Atualizado há 3 anos
Nenhum óbito por covid-19 foi registrado no Tocantins entre as crianças de 0 a 10 anos de idade

A capital do Tocantins vem registrando um significativo aumento de casos da Covid-19 entre a população infantil nos últimos dias. Apenas neste domingo (16), o Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) confirmou 44 casos positivos em crianças menores de 10 anos.

Conforme o levantamento, desde o início da pandemia, já foram contabilizados 419 casos dentro dessa faixa etária. Entre os pacientes há crianças com menos de um ano de idade.

Na população de 11 a 19 anos são 560 casos. Destes, 48 foram confirmados no último boletim. Nenhum óbito foi registrado oficialmente nesse público.

Já a taxa de ocupação hospitalar dos leitos clínicos e maternos da rede pública alcançou o percentual de 77,8%. O aumento põe em alerta as autoridades de saúde do município.

Qual é o risco de uma criança ficar doente com o covid-19?

Com base nas evidências científicas atuais disponíveis, as infecções pela covid-19 parecem afetar as crianças com menos frequência e menos gravidade do que em adultos. Um estudo recente, publicado no início de março de 2020, sugere que as crianças são tão propensas a se infectarem quanto os adultos, mas apresentam menos sintomas ou risco de desenvolver doença grave.

Por que as crianças seriam afetadas com menos frequência?

Isso poderia ocorrer porque as crianças são menos expostas às principais fontes de transmissão. Como a maioria das crianças infectadas não apresenta sintomas ou os sintomas são menos graves, os testes diagnósticos não são realizados em muitos casos, fazendo com que o número real de crianças infectadas seja subestimado. A  importância das crianças na cadeia de transmissão do vírus permanece incerta.

Quem transmite a infecção para a criança?

A maioria das crianças infectadas pela covid-19, segundo os dados atuais, tem um contato familiar com diagnóstico da infecção. Das crianças infectadas na China, em 82% dos casos foi comprovado contato domiciliar. As crianças provavelmente não constituem um reservatório importante do vírus.

Quais são os sintomas que a criança apresenta?

Os sintomas são os comuns de resfriado, como febre, coriza, dor de ouvido, dor de garganta, e dor de cabeça, mas também podem ocorrer aumento da frequência respiratória, sibilos e pneumonia. Os sintomas gastrointestinais como vômitos e diarreia podem ocorrer em até 57% dos casos, sendo mais comuns em crianças do que em adultos.

Como proteger as crianças da infecção por covid-19?

Este é um bom momento para ensinar as crianças a fazerem as mesmas coisas que todos devem fazer para se manterem saudáveis:

Lavar as mãos com frequência usando água e sabão em quantidade suficiente e de maneira adequada (entre os dedos, palma e dorso das mãos, esfregar as unhas, estendendo a lavação até os punhos) ou, caso não seja possível lavar as mãos em algumas situações, utilizar desinfetante a base de álcool gel;

Evitar contato com pessoas doentes (que estejam com algum sintoma como tosse, espirros ou febre);

Limpar e desinfetar diariamente as superfícies de toque frequente nas áreas comuns da casa (por exemplo, mesas, cadeiras de encosto alto, maçanetas, interruptores de luz, controles remotos, banheiros, pias);

Lavar objetos e brinquedos, incluindo os de pelúcia laváveis.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.