Agosto Lilás

Centenas de pessoas vão às ruas de Araguaína para pedir o fim da violência contra as mulheres

Evento teve orientações jurídicas, aula de dança e sorteio de brindes.

Por Redação 625
Comentários (0)

12/08/2023 10h18 - Atualizado há 8 meses
Caminhada saiu do 2º Batalhão da PM e foi encerrada na Via Lago

Centenas de pessoas lotaram uma das principais avenidas de Araguaína durante a 1ª Caminhada Agosto Lilás, em Araguaína, nesta sexta-feira (11). O evento, realizado pela Secretaria da Segurança Pública em parceria com a Secretaria da Mulher, aconteceu em alusão ao aniversário da lei Maria da Penha, de combate à violência contra a mulher. 

Anfitriãs do evento, as delegadas da mulher Ana Maria Varjal e Sarah Lilian aproveitaram a oportunidade para conclamar toda a população a reforçar o combate a este tipo de violência. “Hoje, estamos todos juntos e assim continuaremos até que não exista nenhum caso de violência doméstica em Araguaína. Se alguém souber de alguma situação, não hesite em denunciar. Em briga de marido e mulher, devemos, sim, meter a colher”, lembrou a delegada Sarah.

“Queremos agradecer a todos que vieram, que contribuíram de alguma forma com essa ação. Esta é uma luta de todos nós”, completou a delegada Ana Maria. 

O delegado de Polícia Civil Bernardo Rocha, que representou o secretário da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, destacou que a não violência contra a mulher é pauta prioritária da Polícia Civil. 

Esse é um mês representativo, mas o combate à violência doméstica ocorre durante todo o ano. Trata-se de uma pauta prioritária da Polícia Civil, um crime que vem sendo enfrentado com muita seriedade e que continuaremos envidando todos os esforços para combater”, disse.

A secretária da mulher Berenice de Fátima afirmou que a ação é muito importante para o fortalecimento da mulher e conscientização sobre o combate diário a este crime. “Quanto mais as pessoas sabem sobre a lei, mais denúncias ocorrem e, consequentemente, mais mulheres saem desse ciclo de violência”, disse. 

Caminhada foi nesta sexta, 11

Apoio 

Essa ação do Agosto Lilás contou com o apoio de diversas forças de segurança, a exemplo da Polícia Militar, com a Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal de Araguaína e do Corpo de Bombeiros. 

O comandante do 2º Batalhão de Araguaína, tenente-coronel Valdeone Dias, lembrou da importância dessa integração. “Temos trabalhado de forma integrada e ver todas as forças reunidas hoje só comprova que a causa é nobre e que só vamos conseguir melhorar cada vez mais se todos permanecermos unidos”, destacou. 

O evento também contou com o apoio da Prefeitura de Araguaína, Câmara de Vereadores de Araguaína, Rede de Proteção a Mulher de Araguaína e comerciantes locais. 

Dentre as autoridades presentes na caminhada, estiveram os deputados federal Alexandre Guimarães e estadual Gipão; o prefeito de Araguaiana, Wagner Rodrigues; secretários de estado e municipais e vereadores, dentre outros.

A caminhada saiu do 2º Batalhão e chegou à Via Lago, onde foi montada uma estrutura que ofereceu orientações jurídicas, registro de boletim de ocorrência, aula de dança, sorteio de brindes e muita animação. 

Eu achei uma bela ação essa caminhada e terminar dessa forma foi melhor ainda. A causa é muito justa, mulheres não podem ser vítimas de nenhum tipo de violência”, disse Lívia Macedo, moradora de Araguaína que prestigiou o evento.

Prefeito de Araguaína e outras autoridades durante a caminhada

Centenas de pessoas participaram

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.