Palmas

Vereador Folha propõe capacitação em Libras como critério para desempate em concursos

Ele considera que ainda existem muitos desafios em relação à acessibilidade para pessoas surdas.

Por Redação
Comentários (0)

06/12/2023 14h37 - Atualizado há 4 meses
Vereador Folha

Com o objetivo de incentivar que mais pessoas aprendam a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e aumentar o número de servidores públicos capacitados para atender a comunidade surda, o vereador Folha (PSDB) propôs o projeto de Lei n° 1.134/2023, que estabelece a capacitação em Libras como critério de desempate em concursos públicos e processos seletivos para cargos e empregos públicos no município de Palmas. 

De acordo com Folha, apesar da língua de sinais ser um meio legal de comunicação e expressão, ainda existem muitos desafios em relação à acessibilidade para pessoas surdas no Brasil.

“Faltam profissionais capacitados em Libras e também políticas públicas que promovam a inclusão desse meio de comunicação, especialmente nos órgãos públicos, onde o acesso à informação e à comunicação é essencial para a participação plena da comunidade surda na sociedade”, ressaltou o vereador.

Conforme o projeto de lei, a capacitação em Libras deverá ser comprovada por meio de certificado de proficiência, que deverá ser entregue até o último dia de inscrição no certame. 

Acessibilidade

Atual presidente da Câmara Municipal de Palmas (CMP), o vereador Folha tem se destacado em ações que buscam promover mais acessibilidade para a comunidade surda na sociedade e no Parlamento. No dia 28 de novembro, os vereadores aprovaram três projetos de resolução importantes com o intuito de garantir a participação popular nas ações do Legislativo Municipal.

Dentre as matérias aprovadas, está o projeto de resolução nº 09/2023, que institui a Língua Brasileira de Sinais e a tradução simultânea dos trabalhos parlamentares nas sessões da Câmara. A medida visa garantir o direito de participação de pessoas surdas e com deficiência auditiva nas atividades da Casa.  

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.