Tecnologia em saúde

Araguaína implanta 1º Laboratório de Marcha da região Norte do Brasil e com alta tecnologia

Exame pode indicar tratamento mais eficiente para paciente.

Por Redação 588
Comentários (0)

15/09/2022 15h19 - Atualizado há 1 ano
O laboratório é composto por câmeras infravermelhas, de vídeo e equipamentos adicionais de alta tecnologia

Um novo serviço do Centro Especializado em Reabilitação (CER) de Araguaína vai permitir que pacientes amputados com prótese e neurológicos, adultos e infantis, conquistem mais autonomia para andar. 

Com alta tecnologia, o Laboratório de Marcha é o primeiro na Região Norte do País e começará a atender a partir desta sexta-feira, 16 de setembro. O serviço será mais uma opção de exame para que a equipe multiprofissional do centro indique tratamentos mais eficientes para pessoas que tiveram diagnóstico de paralisia cerebral, AVC (acidente vascular cerebral) ou poliomielite, por exemplo.

A supervisora assistencial do CER, Francisca Romérya Gonçalves, explica que as três fisioterapeutas responsáveis pelo laboratório  receberam o treinamento e o centro definiu quais serão os primeiros pacientes encaminhados para o serviço.

Em um primeiro momento, temos a capacidade de realizar seis exames por dia. Um dos principais diferenciais do Laboratório de Marcha é que ele trabalha com protocolos validados pela comunidade científica internacional, o que dá ainda mais segurança para a análise”, informou a supervisora.

A secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia, destacou os ganhos que o município e todo o Tocantins terão com o novo serviço do CER. “Araguaína merece inovar cada vez mais. Esse laboratório é o primeiro do Norte do país com esse tipo de atendimento pelo SUS. Quero destacar não só a qualidade dos equipamentos, mas o serviço que o Hospital de Amor, junto aos profissionais de saúde, para trazer um melhor serviço e avanços para que as pessoas que possuem dificuldade de locomoção tenham uma vida melhor”, explicou a secretária.

COMO FUNCIONA?

O laboratório é composto por câmeras infravermelhas, de vídeo e equipamentos adicionais de alta tecnologia que registram a marcha e o movimento por meio de marcadores colocados no corpo do paciente, e eletromiógrafos, que é uma técnica de monitoramento das atividades elétricas das células dos músculos.

Os vídeos são gravados de diferentes pontos de vista e as imagens são sincronizadas com os sinais registrados. Os dados gerados permitem um resultado com muito mais confiabilidade e acrescentam informações que agilizam a análise do paciente. “Todas essas informações são analisadas pelos profissionais, que podem reavaliar o resultado dos tratamentos que estão em andamento e ainda propor melhorias nas terapias”, ressaltou a supervisora assistencial.

As análises do laboratório podem ser indicadas para pacientes amputados com próteses e neurológicos, adultos e infantis, que possuem marcha independente ou semi-independente.  Pessoas que tiveram diagnóstico de paralisia cerebral, AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou poliomielite, por exemplo, estão aptas a fazer o exame do laboratório conforme orientação das equipes.

CER

Inaugurado em novembro de 2019, o Centro Especializado em Reabilitação Luiz Flávio Quinta é referência para mais de 63 municípios da região meio-norte do Tocantins. O espaço tem capacidade para atender até 100 pacientes por dia e é preparado para realizar reabilitações físicas, intelectuais, visuais e auditivas.

O CER está localizado entre os setores Cidade Nova e Lago Azul e possui 32 consultórios, box de terapia, fraldários adulto e infantil e refeitório, além de dois veículos adaptados para atendimento exclusivo dos pacientes. Dados da Secretaria Municipal da Saúde estimam que, somente em Araguaína, cerca de 24% da população possui algum tipo de deficiência, o que corresponde a cerca de 40 mil pessoas.

Araguaína já tem um Centro de Reabilitação (CER)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.