Parque de exposições

Com projeto de novo parque, Araguaína inicia tratativas para sediar grandes feiras como a Agrotins

Empresas foram procuradas pelo prefeito e pelo presidente do sindicato rural.

Por Redação 1.503
Comentários (0)

18/05/2024 08h31 - Atualizado há 3 semanas
Novo parque será construído às margens da rodovia TO-222

Notícias do Tocantins - O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, projeta que a cidade sediará, em breve, eventos agropecuários do tamanho da Agrotins, o maior do gênero na região Norte do Brasil.

A avaliação do prefeito vem a partir do investimento na nova e mais ampla área adquirida pelo Sindicato Rural de Araguaína e que terá condições de sediar uma estrutura moderna e funcional para a Expoara e outras ações, tendo em vista que o espaço possui capacidade para mais de um evento por ano.

No último dia 15 de maio, Wagner participou da abertura oficial da 24ª Agrotins, atendendo ao convite do governador Wanderlei Barbosa.

Recentemente, o prefeito e o presidente do Sindicato Rural, Wagner Borges, estiveram reunidos com as empresas organizadoras da Agrishow de São Paulo e da Bahia Farm Show para que uma das duas possa gerenciar uma grande feira em Araguaína. As negociações para isso estão em andamento.

“Com o novo parque que o Sindicato Rural está planejando, acredito que a Expoara terá, em futuro próximo, uma estrutura semelhante à Agrotins. E o sindicato pode contar com apoio da Prefeitura de Araguaína, como sempre contou, para atingir esse objetivo. Acredito que o Governo do Tocantins também será parceiro na realização desse sonho, assim como vamos buscar apoio federal e de todo o setor produtivo. Com essas negociações que temos, nossa perspectiva é amplamente positiva”, disse Wagner.

O novo parque será construído em um espaço de 500 mil metros quadrados às margens da rodovia TO-222, sentido Povoado Barra da Grota, adequado ao tamanho de Araguaína e cerca de dez vezes maior que o atual. “Estamos muito animados com as perspectivas do novo parque de exposição de Araguaína. Tenho certeza de que isso vai dar certo”, frisou Wagner Borges.

Economia e agro

Araguaína é a Capital Econômica do Tocantins e é também considerada a Capital do Boi Gordo. O agronegócio figura como o principal motor da economia do município, que conta também com sistemas educacional e de saúde que são destaques no Estado e em toda a região de influência da cidade, envolvendo o norte do Tocantins, sul do Maranhão e sul do Pará, com uma circulação que chega a dois milhões de pessoas por mês.

“A construção de um moderno e eficiente parque de exposições em Araguaína vai fortalecer a cadeia da indústria, comércio e serviços, proporcionando avanços tecnológicos no agronegócio regional e consolidando de vez Araguaína como referência em toda sua região de influência econômica”, pontuou o prefeito.

Com vários frigoríficos, Araguaína exporta carne de qualidade para muitos países do mundo, inclusive tendo uma das poucas plantas do país que comercializa proteína animal bovina para os Estados Unidos. Além disso, a carne produzida em Araguaína também chega nas prateleiras dos principais supermercados do país. “Dos sete maiores frigoríficos do Estado, cinco estão na macrorregião de Araguaína”, pontuou Wagner Borges.

Agricultura em expansão

Em outra frente, Araguaína e região vêm crescendo muito na agricultura, com plantações de soja e milho tomando conta de muitos espaços. “A nossa visita à Agrotins também tem a ver com isso. Temos que ficar por dentro das tecnologias da lavoura, das novas formas de plantio com respeito ao meio ambiente, pois o salto da agricultura vem sendo exponencial, com cada vez mais produtores trabalhando agricultura e pecuária juntos”, salientou o prefeito.

Para o gestor, o próprio crescimento da agricultura, bem como a forte pecuária, justifica a necessidade de eventos de grande porte na região. “O município tem total interesse em respaldar essas tratativas do Sindicato Rural”, reforçou.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.