Araguaína

Defensoria Pública recomenda ampliação de leitos no HDT para amenizar superlotação no HRA

A direção do hospital universitário manifestou interesse na abertura de 10 leitos.

Por Redação
Comentários (0)

15/05/2023 14h50 - Atualizado há 11 meses
Recomendação foi entregue ao secretário executivo da Saúde, Luciano Lima Costa

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) recomendou à Secretaria Estadual de Saúde (SES) a contratação de 10 leitos no Hospital de Doenças Tropicais (HDT) de Araguaína, com o objetivo de ampliar a oferta de vagas na unidade de saúde.

O documento foi entregue pessoalmente na sexta-feira última (12/5) pelo coordenador do Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Araguaína, defensor público Sandro Ferreira Pinto, ao secretário executivo da Saúde, Luciano Lima Costa, e à superintendente de Políticas de Atenção à Saúde, Juliana Veloso Ribeiro Pinto.

Segundo Sandro Ferreira Pinto, os dez leitos a serem disponibilizados pelo Hospital de Doenças Tropicais atendem às necessidades da população em geral, e seriam destinados a pacientes com quadros de doenças respiratórias contagiosas e/ou com covid-19, que não necessitem de UTI.

“Têm sido constantes as dificuldades de hospitalização de pacientes em Araguaína, com lotação contínua do Hospital Regional local, situação que acarreta demora generalizada na oferta de tratamento hospitalar adequado e reiteradas filas de espera na unidade de pronto atendimento e unidades atendidas pela referência”, afirmou o Defensor Público.

Reunião

A Recomendação foi proposta após reunião do Nuamac Araguaína com a Superintendência do Hospital de Doenças Tropicais de Araguaína, no dia 2 de maio último, quando foi discutida a possibilidade do uso dos leitos do Hospital para atender demanda da rede pública.

Na oportunidade, a Direção do Hospital Universitário informou que existe interesse na abertura de 10 leitos, a serem contratualizados com o Estado do Tocantins, sendo eles, inclusive, capazes de atender pacientes com covid-19, em razão de contar com estrutura de isolamento.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.