Araguaína

Desafio de Moutain Bike reúne 135 ciclistas e marca abertura da temporada de praias no Garimpinho

Prova contou com um percurso total de 33 km de muitas subidas e descidas.

Por Redação
Comentários (0)

03/07/2023 11h45 - Atualizado há 10 meses
Disputa arrecadou mais de 90 kg de alimentos para as famílias ribeirinhas

Aos 60 anos, Francisca Alaécia Nunes ganhou, além dos títulos, mais qualidade de vida desde que começou a pedalar durante a pandemia. “Eu estava pré-diabética e com o colesterol alto e consegui controlar todas as minhas taxas praticando o esporte”. Francisca foi uma das participantes do 2º Desafio de Moutain Bike, realizado no Garimpinho, no último sábado, 1º de julho, que marcou a abertura da temporada de praias na localidade.

O evento foi promovido pela Prefeitura de Araguaína e contou com o apoio da União Ciclísticas Amigos de Araguaína (UCCA). Ao todo, 135 ciclistas do Tocantins, Pará e Maranhão se inscreveram e disputaram uma premiação total de R$ 14.400, em quatro categorias: Open Masculino e Feminino, e Master Masculino e Feminino.

O secretário interino da Cultura, Esporte e Lazer, José Miguel Filho elogiou a união e o desempenho dos ciclistas na prova. “Eu sinto muito orgulhoso de organizarmos esse evento para tantos atletas que são apaixonados pelo esporte, que vieram de longe e se preparam tanto para esse dia”.

Incentivo que sustenta e desenvolve

Para se inscreverem no 2º Desafio de Mountain Bike, os ciclistas entregaram um quilo de alimento não perecível e, no total, mais de 90 kg foram arrecadados e serão transformados em cestas básicas para a distribuição dos ribeirinhos do Garimpinho.

O incentivo do Município foi reconhecido pelos praticantes do esporte para proporcionar o desenvolvimento do ciclismo na região. “Essa parceria da prefeitura é fundamental para realizarmos eventos, a competição traz visibilidade para a cidade e é uma oportunidade de intercâmbio aos ciclistas de Araguaína”, disse Edilson Ribeiro, presidente da UCAA.

Percurso cansativo

A prova contou com um percurso total de 33 km de muitas subidas e descidas, somando 30 km de estradas de chão e três de pavimentadas, com uma temperatura de 35º C e sensação térmica de 37ºC. “Participo pela competitividade e o meu segredo nessa prova foram as descidas, aproveitei a alta velocidade para me destacar”, disse a atleta Jane Sales, que ficou em 3º lugar na categoria Master Feminino.

Bicampeã

Pela segunda vez no Desafio de Mountain Bike, a empresária e atleta Wêslla Aguiar alcançou o primeiro lugar na Categoria Open Feminina. “Apesar de conhecer o percurso, nenhuma prova é igual a outra por causa da emoção e desafio. A organização do evento também se superou neste ano, está cada vez melhor”, contou.

Esporte que cura

Por causa do amor ao ciclismo, o atleta Osmar Pereira percorreu mais de 300 km, da cidade de Rio Maria, no Pará, até Araguaína, para participar da competição. O esforço valeu a pena, já que ele conquistou o 1º lugar na categoria Master Masculino e levou o prêmio de R$1.200. “É um hobby que transformou a minha vida, parei de sentir dores na coluna”, falou Osmar.

Fracisca Alaécia faz parte do grupo Batons do Cerrado e ficou com o 5º lugar na categoria Master Feminino. Ela trabalha na higienização do Hospital Regional e sempre encontra tempo e disposição para pedalar. “Todos os dias faço de 20 a 30 km, as meninas falam que querem chegar na minha idade assim e sempre digo: É só começar”, finalizou.

Após a prova, na noite do sábado, dia 1º, foi aberta oficialmente a temporada de Praias do Garimpinho nos ritmos do forró, funk e rock com os shows da Banda Embalo do Forró, MC Alex Envolvente, Banda The Norths e Vitinho Real. Em breve, será divulgada a programação musical completa para o mês de julho.

Acompanhe os pódios do 2º Desafio de Mountain Bike:

Open Masculino

1 – Vitor Firmino – Xinguara/TO

2 – Lucas Conceição – Araguaína/TO

3 – Pablo Rafael Monteiro – Xinguara/PA

4 – Geferson Ramos – Araguaína/TO

5 – Raphael Matos– Xinguara/PA

 

Open Feminino

1 – Weslla Aguiar – Araguaína/TO

2 – Jorleane Cunha – Araguaína/TO

3 – Verônica – Araguaína/TO

4 – Fabiana Torres – Araguayna/TO

5 – Fabiana Araújo – Colinas/TO

 

Master Masculino

1 – Osmar Pereira – Rio Maria/PA

2 – Jovanir Ferreira – Araguaína/TO

3 – Walter Marquezan – Araguaína/TO

4 – Adarciley da Silva – Araguayna/TO

5 – Jean Pereira – Araguai/TO

 

Master Feminino

1 – Lara Sousa – Paraíso/TO

2 – Helen Valteires – Araguaína/TO

3 – Jane Sales – Sparrow/TO

4 – Eliete Pereira – Araguaína/TO

5 – Francisca Alaécia – Araguaína/TO

A prova contou com um percurso total de 33 km de muitas subidas e descidas, somando 30 km de estradas de chão e três de pavimentadas, com uma temperatura de 35º C e sensação térmica de 37ºC

“Eu estava pré-diabética e com o colesterol alto e consegui controlar todas as minhas taxas praticando o esporte”, contou a atleta Francisca Alaécia Nunes



Pela segunda vez no Desafio de Mountain Bike, a empresária e atleta Wêslla Aguiar alcançou o primeiro lugar na Categoria Open Feminina

Após a prova, na noite do sábado, dia 1º, foi aberta oficialmente a temporada de Praias do Garimpinho com os shows de artistas regionais entre eles estava a Banda The Norths
 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.