Educação

EJA para Ensino Fundamental está com mais de 300 vagas abertas em 4 escolas de Araguaína

Aulas serão nas escolas Zeca Barros, Luiz Gonzaga, Simão Lutz, Joaquim de Brito.

Por Redação 596
Comentários (0)

14/08/2023 08h45 - Atualizado há 9 meses
Os interessados devem ter, pelo menos, 15 anos completos

A Rede Municipal de Ensino de Araguaína está ofertando 300 vagas para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o Ensino Fundamental.

Ao todo serão distribuídas 75 vagas para a Escola Municipal Joaquim de Brito Paranaguá, no Setor Eldorado; 75 vagas para a Escola Municipal Luiz Gonzaga, no Setor Costa Esmeralda; 75 para a Escola Municipal Simão Lutz Kossobutzki, no Setor Araguaína Sul; e 75 vagas para a Escola Municipal Zeca Barros, na Vila Goiás.

Conforme explica a secretária executiva da Educação de Araguaína, Ana Cláudia Martins, a EJA tem três funções essenciais como pilares: reparar, equalizar e qualificar. "Reparar é saldar a dívida da sociedade com aqueles que não puderam estudar na época devida ou devido a necessidades de trabalho. Equalizar implica colocar esses indivíduos em pé de igualdade com seus colegas que estudaram na idade correta. Assim, além de reparar, a EJA qualifica, preparando-os para o mercado de trabalho."

As inscrições seguem até o dia 20 de agosto. Os interessados devem ter, pelo menos, 15 anos completos e apresentar as seguintes documentações em uma das quatro escolas:

  • Cópia da certidão de nascimento
  • Cópia do RG e CPF
  • Declaração e/ou histórico escolar
  • Ficha de aproveitamento individual
  • Assinatura de termo de responsabilidade
  • Comprovante de residência
  • Comprovante do alistamento militar (para homens maiores de 18 anos sexo masculino)
  • Uma foto 3x4
  • Declaração de trabalho (se for menor de 18 anos)
  • Cópia do cartão SUS

Para saber mais informações basta entrar em contato com a Superintendência da Educação no telefone (63) 3411-5609.

Mais sobre a EJA

Na EJA, o ano letivo é dividido em dois semestres e cada semestre é composto por um período de estudo. Essa estrutura é relevante, porque oferece uma oportunidade de recuperação para aqueles que tenham perdido algum tempo de estudo. Por exemplo: considerando alguém que tenha estudado do sexto ao nono ano, no primeiro semestre da EJA será abordado o conteúdo equivalente ao sexto ano e, no segundo semestre, o equivalente ao sétimo ano.

Assim, cada semestre é equivalente a um ano de aprendizado. A Secretaria da Educação de Araguaína reforça que é fundamental o comprometimento do aluno, uma vez que cada bimestre concluído contribui para o progresso educacional e evita comprometer a qualidade da aprendizagem.

O que é a EJA

A Educação para Jovens e Adultos é uma modalidade criada pelo Governo Federal e atende todos os níveis da Educação Básica no país. A EJA Ensino Fundamental é voltada para completar a fase entre o 1º e 9º ano e é oferecida pela rede municipal de ensino. A duração média de cada segmento é de dois anos e abrange as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Inglês, Artes e Educação Física.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.