Boa ação!

Empresa de Araguaína dá bom exemplo e cria ponto para entrega voluntária de eletrônicos sem uso

Também podem ser entregues eletrodomésticos. A empresa fica no Parque Sonhos Dourados. 

Por Redação 1.164
Comentários (0)

27/04/2023 15h02 - Atualizado há 1 ano
O empresário Sóstenes Bandeira, da Metal Sul, pretende abrir novos pontos de entrega voluntária

Há alguns anos, a empresa de reciclagem Metal Sul, de Araguaína, procurava parcerias para iniciar um trabalho de logística reversa de resíduos eletrônicos na cidade. “Buscamos a Prefeitura de Araguaína para ter mais informações e então fomos apresentados para a associação especializada neste serviço”, conta Sóstenes Bandeira, proprietário da Metal Sul.

A partir de maio, a empresa araguainense será um ponto de entrega voluntária de equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos sem uso. “Temos a intenção de organizar outros pontos de descarte e coleta junto ao comércio e Prefeitura, além do apoio da associação. Estamos trabalhando para ampliar esse serviço na cidade”, ressalta Sóstenes.

O primeiro ponto é resultado de uma cooperação entre a Prefeitura de Araguaína, a ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletrônicos e Eletrodomésticos), que é parceira e operadora nacional, e a Metalsul, que é parceira e operadora local. Neste sistema de logística reversa, o resíduo eletrônico, em seu ciclo de vida, pode ser reaproveitado e ter seus componentes reciclados. E quando não é possível o reaproveitamento, o descarte ambientalmente correto é feito.

O analista ambiental da Prefeitura André Costa Pereira explica que a implantação do sistema de logística reversa de resíduo eletrônico estava prevista para 2024, mas foi antecipada.

“Essa cadeia envolve a responsabilidade de todos, desde o fabricante ao consumidor, que deve descartar seu resíduo eletrônico em locais apropriados. A Prefeitura cobra, fiscaliza, divulga e fomenta o descarte correto e conta com o envolvimento de todos para reduzir os impactos negativos que o descarte incorreto tem no meio ambiente”.

Primeira mobilização

Para incentivar os cidadãos a fazerem o descarte correto do resíduo eletrônico e eletrodoméstico, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente realizará uma campanha na Via Lago, dia 6 de maio, das 14 às 20 horas, no modelo drive-thru, no qual a pessoa passará de carro, entregará seu lixo, e seguirá viagem.

Os interessados podem fazer o descarte de aparelhos de celular, computadores, carregadores, fones de ouvido, teclados, mouses, televisores, liquidificadores, secadores, microondas, entre outros equipamentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos.

O sistema de logística reversa de resíduo eletrônico e eletrodoméstico está presente no Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Com isso, Araguaína passa a ter a Metalsul como um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) fixo para receber os materiais. A empresa está localizada na Rua Aquarela Musical, nº 153, no Parque dos Sonhos Dourados. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.