Dia de Finados

Emocionada, viúva de 76 anos visita túmulo do seu primeiro e único amor: 'não quero deixá-lo'

Um dos pontos mais visitados é o túmulo de Pedro Milagroso, que faleceu em 1962.

Por Redação 1.130
Comentários (0)

03/11/2022 10h38 - Atualizado há 1 ano
Mesmo aos 76 anos, a viúva não mede esforços para visitar o túmulo do marido

Há três anos, a maneira que a dona Cirlei Nunes, de 76 anos, encontrou de se sentir mais próxima do seu primeiro e único amor é visitando o túmulo dele. Ela faz isso tradicionalmente no Dia de Finados (2/11), no Cemitério São Lázaro, em Araguaína.

A viúva não mede esforços para enfeitar a lápide com coroa de flores, se curvar ao manter o local limpo e fazer uma oração. “Estar aqui é uma forma de amor e carinho, pois ele foi o meu primeiro namorado, com quem me casei e vivi 56 anos, o meu único amor. Nós dois nos conhecemos no colégio”.

Além da saudade e das memórias construídas, o casal também teve duas filhas. Para a viúva, o amor entre os dois continua vivo. “Minha família está toda em Ipameri, Goiás, mas eu escolhi continuar morando aqui, pois não quero deixá-lo, quero ficar perto dele”, finalizou emocionada.

Tradição familiar

Mais de 50 mil pessoas passaram pelos cemitérios públicos São Lázaro e Monte Sinai, cada uma com a sua história e forma de enxergar a morte. “Saudade a gente tem, mas tristeza jamais, pois é uma lembrança que sempre vai ficar, somos somente matéria, todos nós um dia partiremos”, explicou o vendedor Adriano Soares, de 38 anos, que também levou a filha.

“Há quatro anos, no primeiro jogo da Copa do Mundo eu perdi meu filho, desde então eu trago a minha neta aqui, pois para mim significa um dia para lembrar dos bons momentos que vivemos. É um momento que a gente para de trabalhar, de fazer nossos afazeres em casa para prestar essa homenagem aos nossos entes queridos”, contou a professora Vilma Brito, de 46 anos.

Aos 8 anos, a neta de Vilma já é capaz de entender o significado do Dia de Finados. “Eu estou com muita saudade do meu pai, por isso sinto prazer em vir aqui e ficar mais perto dele”, disse Sophia Brito.

Estrutura

Para receber os visitantes das 6 às 18 horas, a Prefeitura de Araguaína preparou uma estrutura com tendas, bebedouro e banheiro móvel climatizado. Três missas foram realizadas, além de louvores, mensagens e cafés distribuídos pelas comunidades católica e evangélica.

Um dos pontos mais visitados é o túmulo de Pedro Milagroso, que faleceu em 1962. No local, foi construída uma capela, onde muitos religiosos vão interceder pelo santo, fazer orações e agradecimentos.

Maior movimentação

Na entrada dos cemitérios e ao entorno, fileiras de barracas estavam montadas para a venda de flores, velas, alimentos e outros produtos. A quantidade superou a de 2021, em que o número de barracas cadastradas aumentou de 28 para 36, com a isenção de taxas neste ano.

Para atender a procura e superar a concorrência, a vendedora de flores Eva Cíntia Moraes precisou aumentar o estoque. “Quando eu cheguei me surpreendi com a quantidade de barracas, tive que fazer uma ligação para triplicar meus produtos ofertados aos clientes”.

“As barracas e a visitação do público este ano foi maior, acredito que por causa da redução dos casos da covid-19, que nos permitiu com que abríssemos os três portões para que a população pudesse circular livremente”, relatou o presidente da Funamc (Fundação de Atividade Municipal Comunitária), Neif Gomes.

(Giovanna Hermice/Ascom Prefeitura de Araguaína)

Cemitério São Lázaro recebeu milhares de visitantes
Vendedores comemoram resultado das vendas

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.