Aprendizagem

Estudantes do Santa Cruz de Araguaína conhecem escritora Sonia Rosa durante aula on-line

Autora Sonia Rosa possui mais de 60 livros editados.

Por Redação
Comentários (0)

29/09/2020 14h55 - Atualizado há 3 anos
Sonia Rosa durante a aula com os estudantes

Atenta à Lei 10.639/03, que torna obrigatório a inclusão do estudo de história e cultura afro-brasileira em todos os currículos escolares, a equipe pedagógica do Colégio Santa Cruz de Araguaína apresentou para os alunos do 3° ano do ensino fundamental 1 (anos iniciais) o livro que conta a história da escrava Esperança Garcia.

A grande surpresa foi que os alunos tiveram o privilégio de conhecer a autora Sonia Rosa, um pouco mais de sua vida e da personagem que tanto os encantaram na aula remota desta segunda-feira (28).

Sonia nasceu no Rio de Janeiro, é pedagoga, especialista em leitura, mestre em relações étnico-raciais, escritora de literatura negra afetiva, possui mais de 60 livros editados e foi premiada pelos seus trabalhos, ações e produções.

Nesta segunda-feira, na aula remota, os alunos tiveram um bate-papo com a autora, momento que a escritora compartilhou mais detalhes da história de Esperança Garcia, que na verdade é um caso verídico de uma escrava que foi alfabetizada pelos jesuítas e escreveu uma petição para o governador relatando os maus-tratos sofridos por ela e seus filhos.

A autora alinhou a história à realidade do momento, ressaltando o valor do domínio da leitura, da escrita e da interpretação. Sonia ainda perguntou se alguém já tinha enviado um e-mail ou gravado um vídeo solicitando algo, como fez Esperança, só que com uma diferença, em época onde escravizados não podiam se manifestar.

O momento com a autora foi inspirador e propício para fortalecer os alunos na caminhada de leitores, estimulando a todos para continuarem criando e produzindo seus livros, assim como valorizar ainda mais a cultura afro-brasileira, tendo um olhar de igualdade a toda humanidade.

Escritora Sonia Rosa
Livro Esperança Garcia

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.