1º Multifruti é realizado pelo Sistema FAET/Senar no projeto São João.
Apresentar propostas para fortalecer a atividade da fruticultura no projeto irrigado São João é um dos objetivos do 1º MultiFruti, realizado pelo Sistema Faet/Senar e pela Cooperativa Cooperto (Cooperativa de Produtores e Empreendedores Rurais do Tocantins) na próxima quarta-feira (16/11). O polo que é um dos mais importantes no estado, possui uma área total de 5.129 hectares, sendo 3.654 hectares de área irrigável e é responsável por abastecer o mercado do Palmas, Tocantins e região.
Apesar da cultura mais produzida no polo ser a mandioca, existe uma grande variedade na produção de outros frutos como banana, açaí, abacaxi, coco, entre outros. Valdomir Junior, produtor rural e presidente da Cooperto, destacou que os agricultores estão ansiosos para o evento técnico. “A expectativa é que depois desse dia de campo a gente tenha melhores índices de produtividade e qualidade das frutíferas”, avaliou.
Desde 2019, cerca de 23 produtores rurais do polo são beneficiados com o programa de Assistência Técnica e Gerencial do Senar (ATEG) de forma gratuita. O seminário entra como mais uma ação para impulsionar a atividade.
Para o presidente do Sistema FAET/Senar, Paulo Carneiro, a preocupação da instituição é de sempre levar eventos que atendam às necessidades dos produtores. “Essa iniciativa pretende levar novidades tecnológicas para reforçar ainda mais a produção”. Ele também ressaltou a vocação do estado para a fruticultura devido suas boas condições de clima e fertilidade do solo.
Durante o 1º Multifruti, os participantes irão percorrer cinco estações que vão discutir temas como: aspecto da irrigação na fruticultura, produção x comercialização, condução da lavoura da mandioca, manejo fitossanitário em fruticultura tropical e micronutrientes na fruticultura do cerrado.
A ação é uma realização do Sistema FAET/Senar, Cooperto e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em parceria com Embrapa, Secretária da Agricultura, Pecuária e Aquicultura e Governo Federal. Para mais informações: (63) 3219 9246.