5 de junho

Araguaína anuncia realização do 1º Fórum das Águas com várias atividades para adultos e crianças

Evento faz parte da Semana do Meio Ambiente e será no estande do Sebrae.

Por Redação
Comentários (0)

01/06/2023 15h06 - Atualizado há 10 meses
Este será o 1º fórum da cidade com essa temática

A gestão dos recursos hídricos e o saneamento básico de Araguaína estarão no centro das discussões do 1º Fórum das Águas promovido pela Prefeitura de Araguaína em parceria com a BRK Ambiental, UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins), Sindicato Rural de Araguaína e Sebrae.

O evento, aberto ao público, será no dia 5 de junho, das 8 às 17 horas, no estande do Sebrae, na Expoara 2023, e faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente.

A proposta do fórum é reunir entidades públicas e privadas que atuam com a gestão da água para levar informações à sociedade e alimentar discussões que promovam a preservação e o uso responsável do recurso.

O secretário do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Araguaína, Joaquim Quinta Neto, ressalta que a preocupação sobre a defesa dos mananciais e o abastecimento da água é uma das prioridades da gestão, que está investindo em obras e ações que preservam as nascentes e os cursos d’água.

“Queremos trabalhar o desenvolvimento e o debate em cima de alguns eixos, como a conservação, uso múltiplo e oportunidades econômicas, destacando as boas práticas que estão sendo implementadas pela Prefeitura, instituições e empresas parceiras”, informa o secretário.

Ainda segundo Joaquim, os participantes do fórum terão a oportunidade de saber mais sobre o potencial da água residuária, que é água que sai das casas e comércios depois de usada, e acompanhar o resultado de análises laboratoriais do Rio Lontra.

Sociedade ativa

Com o tema “Águas de Araguaína”, projeto financiado pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina, em andamento na cidade, a gerente de supervisão socioambiental, Jhennifer Durães, irá destacar a questão da importância das águas pluviais e o quanto é necessária a participação da sociedade para fazer a gestão correta deste recurso.

“Queremos envolver a comunidade na questão da água das chuvas, que é bastante significativa em Araguaína, e como ela pode ajudar ou atrapalhar o desenvolvimento urbano. As obras da CAF na cidade vêm para fazer a gestão eficiente deste recurso e proteger as fontes naturais”, pontua Jhennifer.

“Preparamos várias atividades voltadas para todos os públicos, desde crianças até os adultos. Nosso objetivo é levar a mensagem de que pequenas ações do dia a dia podem promover grandes transformações e impactos positivos ao meio ambiente”, destacou a coordenadora de responsabilidade socioambiental da BRK nas unidades Tocantins e Pará, Geórgia Milhomem.

Cronograma

8h30 - Abertura oficial
 
9h - Apresentação do resultado de análises laboratoriais das águas do Rio Lontra no perímetro urbano com o professor Sandro Monron e com o biólogo Marco Aurélio Soares.
 
9h40 - Palestra “Águas de Araguaína”, com a gerente de supervisão socioambiental, Jhennifer Durães.
 
10h20 – Palestra “Licenciamento Ambiental: desafios e oportunidades”, com a diretora de licenciamento Ambiental, Tâmara Lopes.
 
11h – Palestra “Um novo momento: fiscalizar para preservar”, com o diretor de Fiscalização Ambiental, Orialle Anderson.
 
14h – Palestra “O potencial da água residuária”, com a professora do SENAI, Elanne Costa.
 
14h40 – “ETE Lontra - Inovação e eficiência da tecnologia holandesa NEREDA®️ na maior estação de tratamento de esgoto do estado do Tocantins”, com os palestrantes Zudivan Peterli e Wendel da Silva Vieira de Sousa
 
Também na programação, será realizada uma visita técnica à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Lontra, localizada próximo ao Setor Barra da Grota.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.