15 anos

Vencedor do 1º Festival de Pipa de Araguaína usou babaçu, antiga fita cassete e lata de leite em pó

O evento ocorreu no sábado, 14, e premiou a pipa mais sustentáveis e de valorização da cultura regional.

Por Redação 1.447
Comentários (0)

16/09/2019 14h31 - Atualizado há 4 anos
Wilson de Araújo tem 15 anos

Nesse fim de semana, o Parque Cimba foi mais uma vez palco para eventos que atraíram centenas de pessoas. Realizado no sábado (14), o 1º Festival de Pipa de Araguaína coloriu o céu numa disputa criativa que premiou a pipa mais sustentáveis e de valorização da cultura regional.

Também no local, entre sexta-feira e domingo, 800 pessoas passaram pela Feira do Trabalho para comprar produtos artesanais e reaproveitados.
 
Desde 2015, o local é uma referência para prática esportivas e de lazer para todos araguainenses, sendo usado para confraternizações, como aniversários, piqueniques e até casamentos.

O parque ainda recebe atrações do Calendário Cultural do Município, como o Festival São João do Cerrado e o espetáculo Via Sacra. Além de outros eventos, como o Campeonato Municipal de Calistenia e Festival Food Truck, que tiveram duas edições, cada.
 
Araguaína nas alturas

Com mais de 75 mil m² e sem postes com fiação elétrica, o Parque Cimba é um local ideal para quem gosta de soltar pipa. Para incentivar a brincadeira de maneira saudável, a prefeitura promoveu o festival do esporte e premiou os competidores que criaram suas pipas com maior criatividade, mais sustentabilidade e valorização da cultura local. Foram 25 competidores divididos em três categoria: infantil, juvenil e adulto.
 
O maior pontuador e vencedor da categoria juvenil foi o estudante Wilson de Araújo, 15 anos. O jovem produziu sua pipa usando madeira seca do babaçu, recortou em tiras uma antiga fita cassete e reutilizou uma lata de leite em pó como carretel. Além do reaproveitamento, a pipa também levou pontos na cultura, já que Wilson reproduziu na seda a bandeira do Tocantins. “Eu mesmo fui buscar a madeira no brejo”, comentou o vencedor.
 
Oportunidade de negócios

A Feira do Trabalho deste ano dobrou o número de artesãos participantes em relação ao ano passado. Foram convidados ex-alunos do Centro de Geração de Renda e Escola de Escola de Artes de Araguaína Raimundo Paulino (Reciclarte), Grupo Arte e Talento e também profissionais autônomos, além de quinze comerciantes de alimentos e de brincadeiras, como pula-pula e touro mecânico.
 
A matéria-prima para fazer o sabão que Carmem Corado, 53 anos, vende vem do óleo usado em lanchonetes. Para a artesã, a feira foi uma ótima oportunidade para mostrar seu trabalho e mostrar que é possível fazer um bom produtor usando algo que iria ser descartado.

“A gente tem uma barraca no Mercado Municipal, mas nem de perto temos lá a exposição que tivemos aqui. Nós vendemos 13 potes de sabão”, contou.
 
Maior frequência e empreendedorismo

Segundo o diretor municipal de Políticas Públicas, Lucas Andrade, o objetivo é tornar a feira mais frequente e, assim, também fidelizar o público. “Nós já temos mão de obra capacitada. São pessoas que produzem peças belíssimas e, geralmente, os araguainenses acabam buscando peças iguais em outros centros por não conhecerem o trabalho local. Agora, vamos mudar isto dando sequência ao trabalho da capacitação com aulas de empreendedorismo”, explicou.
 
Para a artesã de vestuário infantil Sara Marinho, 29 anos, colocar a feira no Calendário Cultural do Município será importante para o crescimento de seu negócio. “Eu vendo por mostruário que tenho no Instagram, a cliente encomenda e eu produzo. Ainda não tinha feito tanto para apresentar, e mesmo quem já era cliente ficou surpresa com as peças. Elas não tinham a oportunidade de pegar as peças na mão”, relatou.

(Marcelo Martin)

Feira do Trabalho

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.