Saúde

HDT-UFT realiza cirurgia de decorticação pulmonar por videotoracoscopia pela primeira vez

Possibilita recuperação pós-operatória mais rápida e com menos dor.

Por Redação
Comentários (0)

05/07/2023 16h37 - Atualizado há 9 meses
Hospital Universitário da UFT em Araguaína

O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT/Ebserh) comemora o sucesso da primeira cirurgia de decorticação pulmonar por videotoracoscopia, técnica cirúrgica de tórax, na qual utiliza uma microcâmera acoplada a um sistema composto por processadora de vídeo e monitor.

O procedimento, realizado na manhã desta terça-feira (04), é menos invasivo que a cirurgia convencional, possibilitando uma recuperação pós-operatória mais rápida e com menos dor.

O médico especialista em cirurgia torácica e superintendente do hospital, Antônio Oliveira, explica que se tratava de paciente com uma empiema septado em decorrência de uma pneumonia grave, que estava apresentando um quadro infeccioso e o tratamento clínico estava sendo insuficiente, sendo necessário a realização de uma cirurgia de decorticação pulmonar. “A cirurgia vai servir para controlar o processo infeccioso, além de abreviar o tempo de internação”.

O gestor destaca ainda que essa foi a primeira cirurgia realizada com anestesia geral. “Esse é um grande avanço, aos poucos vamos aprimorando os serviços de saúde ofertados à população”, conclui.

Desde 2022, após reforma do Centro Cirúrgico do HDT-UFT, são realizadas cirurgias eletivas nas especialidades de cirurgia geral e ginecologia, por meio de convênio celebrado com o município de Araguaína, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde e a Ebserh, e procedimentos simples em pacientes internados.

Sobre a Rede Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.