Atendimento de urgência

Helicóptero pousa no meio de avenida para salvar criança engasgada no interior do Tocantins

Menina havia engasgado e precisava ser transferida.

Por Redação 1.689
Comentários (0)

12/05/2022 08h49 - Atualizado há 5 dias
Helicóptero pousou em uma avenida ao lado do HGP.

O helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas do Tocantins fez o resgate de uma criança de três anos que estava engasgada da cidade de Novo Acordo,  na tarde desta quarta-feira (11/05), para o Hospital Geral de Palmas.

O procedimento foi necessário devido à urgência do caso, uma vez que a criança apresentava um quadro clínico agravado devido ao fato de ter se engasgado com uma bolacha. Desse modo, não haveria tempo hábil para que o trajeto de mais de 100 km pudesse ser feito via terrestre por uma ambulância.

Diante da situação, o Centro Integrado de Operações Aéreas foi acionado pela equipe médica do Hospital Geral de Palmas (HGP), a qual solicitou apoio aeromédico urgente para salvar a vida da criança. O fato ocorreu na cidade de Novo Acordo, distante 114 quilômetros de Palmas, ou seja, 1 hora e 50 minutos distante da capital.

VEJA: 

Diante da informação da urgência do atendimento, o helicópetero se deslocou imediatamente até o município do interior do estado acompanhada do apoio necessário de uma equipe do HGP. No local, a equipe efetuou a remoção da criança e sua mãe até o Hospital Geral de Palmas em apenas 20 minutos.

Com a agilidade do procedimento, um tempo significativo foi ganho na corrida pela manutenção da vida. Ao chegar a Palmas, a tripulação precisou realizar um pouso em uma uma avenida ao lado do hospital, área bastante restrita, para favorecer o atendimento da equipe de médicos e enfermeiros do HGP, que já aguardavam a fim de prestar o atendimento especializado à criança.

ESTADO DE SAÚDE

De acordo com informações levantadas pelo portal, a regulação foi para um suposto engasgo com criança com rebaixamento do nível de consciência após. Como no município não tinha ambulância no momento, foi acionada a aeronave para o atendimento. O quadro eram de crises convulsivas e por isso o engasgo.

A criança foi intubada assim que chegou no HGP, pois continuava convulsionando. Ela segue intubada e sedada e aguardando vaga em UTI, realizando exames para investigar melhor o quadro.
 

 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2022 AF Notícias. Todos os direitos reservados.