Lançamento

Em livro, historiador de Araguaína conta detalhes da chegada dos orionitas no Norte de Goiás

Livro é resultado de uma pesquisa de mestrado em História pela UFG.

Por Redação 673
Comentários (0)

22/11/2021 08h52 - Atualizado há 2 anos
Raylinn Barros com a sua terceira obra que será lançada dia 25, quinta-feira.

O historiador e professor araguainense Raylinn Barros da Silva lançará nesta quinta-feira (25/11) seu terceiro livro "Os Orionitas no Extremo Norte de Goiás", pela Editora CRV. O lançamento será realizado no Colégio Militar, no Setor Coimbra, em Araguaína, às 10 horas.

A obra é o resultado de sua pesquisa de mestrado em História desenvolvida na Universidade Federal de Goiás (UFG). De acordo com o autor, a obra narra a história da implantação do catolicismo no antigo extremo norte de Goiás, região do atual norte do Tocantins, a partir da década de 1950, processo colocado em prática por um grupo de religiosos italianos: os missionários orionitas. 

Eles institucionalizaram o catolicismo na região mediante ações no campo da saúde, da educação e na construção de templos  religiosos”, explicou. Segundo o historiador, o livro mostra como esses religiosos atuaram na região em nome do projeto de erguer a igreja. 

Na obra, o leitor se dará conta de que existiram conflitos religiosos entre os orionitas e outras denominações religiosas e como esses conflitos se deram, as mortes trágicas que ocorreram entre os próprios orionitas e, ainda, os bastidores mais curiosos de todo o processo”, pontuou.

Ainda de acordo com o autor, o leitor verá a existência de um amor entre dois dos mais importantes religiosos da época, além de intrigas internas que existiram em plena missão religiosa; intrigas que terminaram por determinar os rumos da missão orionita na região.

OBRAS

O livro é o terceiro publicado pelo historiador. Em 2013 e 2019 publicou, respectivamente, Raylinn Barros lançou as obras 'Pedro Milagroso, O Mendigo que Virou Santo', pela Editora Kelps, onde pesquisou a trajetória de vida do primeiro morador de rua da cidade de Araguaína e, 'A Transformação Histórica de Araguaína', pela Editora Nagô, obra que organizou em parceria com o historiador Cleube Alves, coletânea que reuniu várias pesquisas sobre a história da cidade.

SERVIÇO

Lançamento: 25 de novembro, quinta-feira.

Local: Colégio da Polícia Militar Dr. José Aluísio, Setor Coimbra

Horário: 10 horas

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.