Zona rural

Energia elétrica chega a 100% dos assentamentos e povoados de Araguaína na gestão Wagner

Último projeto de assentamento atendido foi o Paraíso, a 100 km da cidade.

Por Redação
Comentários (0)

09/05/2023 16h51 - Atualizado há 11 meses
Instalação de energia elétrica

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, inaugurou a iluminação pública do Projeto de Assentamento Paraíso nesta segunda-feira (8). Essa foi última comunidade da zona rural do município que ainda não era assistida com a rede de energia elétrica. O assentamento está localizado na região do Grampinho, a 100 km da cidade, e recebeu cerca de mil metros de rede de média tensão.

Com a entrega da nova estrutura, a prefeitura alcança 100% da zona rural com instalações de rede de energia modernas e iluminação pública em LED.

“Nosso compromisso sempre foi levar qualidade de vida para a zona rural de Araguaína. O P.A Paraíso marca esse compromisso para 100% dos assentamentos, onde estamos levando desenvolvimento, com rede de energia elétrica, estradas recuperadas e pontes de concreto que garantem o escoamento de produção no campo”, destaca o prefeito Wagner Rodrigues.

Para a Valdirene Ferreira, que é moradora do Assentamento Paraíso há 10 anos, a chegada da energia elétrica representa a realização de um sonho. 

“Nós fazíamos uma gambiarra, trazendo energia de uma fazenda vizinha, mas não dava para ligar mais de um eletrodoméstico e passávamos muita dificuldade. Nós estamos muito felizes, realizando este sonho, e agora vou poder comprar nosso primeiro ar-condicionado e dar mais conforto para a minha família”, conta a professora Valdirene Ferreira.

Cerca de 140 famílias vivem na região do P.A Paraíso e utilizam a agrovila para comércio e eventos comunitários. No local, também existe uma escola municipal que, atualmente, atende 62 crianças do primeiro período da educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental.

“Apesar da escola já possuir ar-condicionado nas salas e computadores, a rede de energia ainda era improvisada e dividíamos a rede com alguns moradores, o que prejudicava o desempenho dos aparelhos. Agora, vamos poder proporcionar mais conforto para os alunos”, explica a diretora de Escolas do Campo da Secretaria da Educação de Araguaína, Cristiane Palmeira.

Qualidade das estradas

Além da iluminação pública em toda a zona rural de Araguaína, a prefeitura segue com os programas Máquinas na Estrada e Travessia para levar qualidade de vida à população que vive no campo e garantir o transporte escolar e escoamento da produção agrícola.

Junto com a melhoria na qualidade das estradas da zona rural que já ultrapassa os 350 km de vias recuperadas, o programa Travessia já entregou 18 pontes de concreto e outras 13 estão em processo de execução, beneficiando milhares de famílias que vivem da agropecuária em comunidades rurais e projetos de assentamento.

O objetivo da Prefeitura de Araguaína é levar esse serviço para todas as estradas rurais dentro dos limites municipais, incluindo as rodovias estaduais sem asfalto, como a TO-421, que liga a BR-153 ao Povoado Água Amarela, onde uma ponte de concreto também já está sendo construída.

‘Nosso compromisso sempre foi levar qualidade de vida para a zona rural de Araguaína’, destaca o prefeito Wagner Rodrigues

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.