Ação social

Mutirão oferta serviços médicos, sociais e odontológicos a imigrantes e pessoas carentes de Araguaína

Ação também trabalhou ações preventivas e de orientação.

Por Redação
Comentários (0)

26/03/2024 09h06 - Atualizado há 1 mês
Atendimento para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Notícias do Tocantins – “Minha filha tem estado fraca e doente há alguns dias, então assim que descobri sobre essa ação médica pela assistência social, trouxe ela aqui. Foi ótimo poder falar com o médico em espanhol, minha língua nativa. A consulta foi rápida e clara, e saímos de lá com a receita do remédio que ela precisa”.

A venezuelana Diodelys Del Valle fez parte do grupo de imigrantes que participou do mutirão de atendimentos sociais e em saúde promovido pela Prefeitura de Araguaína, no último sábado (23/03).

A equipe da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação mobilizou os estrangeiros e os cidadãos beneficiados por programas sociais para uma manhã de atendimentos médicos, odontológicos, vacinação, orientações sobre prevenção e tratamento de vermes e piolhos, além de informações sobre o Cadastro Único (CadÚnico) e regularização da documentação dos refugiados.

Os também imigrantes José Luiz e Crismar Boman fizeram questão de atender o chamado da secretaria e aproveitar os serviços oferecidos. “Desde que cheguei em Araguaína, tenho participado desses eventos sociais. Desta vez, vim atualizar minha caderneta de vacinas. Já tomei algumas doses antes, mas agora está tudo completo”, disse José.

Minha família veio participar da ação e eu vim direto para o dentista. Não estava sentindo dor, mas decidi fazer a limpeza para prevenir cáries no futuro”, completou Crismar.

Prevenção

A ação visou não apenas atender às necessidades imediatas de saúde dos participantes, mas também promover conscientização e educação continuada, facilitando o acesso a serviços essenciais e contribuir para a autonomia e independência dos beneficiados.

A diretora de Políticas Públicas Setoriais, Rhaíssa da Rosa, reforçou que o trabalho desenvolvido junto aos imigrantes é contínuo. “Percebemos algo importante: há menos pessoas vindo para estes eventos, o que é ótimo. Isso indica que elas estão aprendendo a ir diretamente para a UBS e a utilizar os serviços de saúde no seu dia a dia, de forma mais fácil. Isso é muito bom, mostra que nosso trabalho tem sido bem-sucedido”, afirmou.

Teve atendimentos médicos, odontológicos, vacinação.
Assistência social também realizou doação de roupas.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.