Araguaína

Juiz dá 48h para Estado providenciar UTI a nove pacientes 'entregues à própria sorte'

Por Redação AF
Comentários (0)

03/03/2018 11h51 - Atualizado há 5 anos

A Justiça determinou que, em 48 horas, o Estado do Tocantins adote providências administrativas necessárias à transferência e/ou remoção de nove pacientes de Araguaína que aguardam leitos de UTI adultos. A decisão em caráter liminar foi proferida na noite desta sexta-feira (2) pelo juiz da 1ª vara da Fazenda e Registros Públicos, Sérgio Aparecido Paio, a pedido do Ministério Público Estadual (MPE).

Na decisão, o juiz determinou que Estado atenda a demanda disponibilizando leitos, junto à rede pública ou privada, mediante tratamento fora do domicílio, nesta ou em outra unidade da federação.

A Ação Civil Pública foi ajuizada na tarde de sexta pela 5ª Promotoria de Justiça de Araguaína, após esgotadas as tentativas de solucionar o problema por meio administrativo e o risco eminente de morte dos pacientes.

O magistrado reconheceu a urgência do caso e concedeu a liminar pleiteada pela Promotora de Justiça, Araína Cesária D´Alessandro na Ação. Ele também destacou que a inércia do Estado. "A omissão da administração pública equivale a abandonar seus cidadãos entregues à própria sorte, posto que, o elevado custo de leito de UTI na rede privada de saúde revela-se extremamente proibitiva aos pacientes beneficiários do pedido ministerial, haja vista a manifesta hipossuficiência financeira", relatou.

Em caso de descumprimento da determinação pelo Estado do Tocantins, será aplicada multa diária no valor de R$ 50 mil, além possíveis sanções legais cabíveis, inclusive de ordem criminal ao gestor da Saúde Pública Estadual.

A Justiça requisitou ainda informações acerca da quantidade de leitos de UTI e UTI Cardiológica existentes na rede pública e privada do Estado e as disponíveis para acolhimento imediato de pacientes, bem como, a respectiva tabela de preços praticadas pelo SUS na rede particular conveniada.

ASSUNTOS mpe justiça uti

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.