Decisão judicial

Justiça suspende pesquisa IPEX que apontou empate técnico entre Wagner e Jorge em Araguaína

Juiz citou uma "gritante divergência percentual quanto ao nível econômico das pessoas".

Por Conteúdo AF Notícias 1.469
Comentários (0)

02/07/2024 09h07 - Atualizado há 2 dias
Pré-candidatos a prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues e Jorge Frederico

Notícias de Araguaína - A Justiça Eleitoral determinou a suspensão da divulgação da pesquisa realizada pelo Instituto IPEX (A Executiva/ M P P dos Santos) sobre o cenário da disputa pela Prefeitura de Araguaína, na qual os pré-candidatos a prefeito Wagner Rodrigues (UB) e Jorge Frederico (Repu) apareceram tecnicamente empatados, ou seja, considerando a margem de erro.

A decisão foi proferida nesta segunda-feira (1º de julho) pelo juiz eleitoral Deusamar Alves Bezerra. A representação foi formulada pelo PRD, partido que integra a base de apoio à reeleição do prefeito Wagner. É a segunda vez que o Instituto IPEX tem uma pesquisa suspensa em Araguaína. Na primeira ocasião, em razão de questionamentos quanto ao responsável pelo pagamento do levantamento.

Agora, o problema diz respeito a falhas no plano amostral por ter supostamente utilizado dados estatísticos do Censo de 2010 do IBGE, ao considerar um número 6 vezes maior de pessoas de baixíssima renda na cidade.

“A gritante divergência percentual quanto ao nível econômico das pessoas entrevistadas, descrito na pesquisa em relação ao que consta de dados estatísticos do IBGE/2010, utilizado pela empresa representada indica, prima facie, pressupõe que os resultados da pesquisa, dificilmente devem refletir a realidade fática quanto aos níveis econômicos que informa tomar por referência. Assim, por exemplo, uma vez que no universo do eleitorado até 1⁄2 [meio] salário mínimo, deveria ter ouvido não mais que 6% de entrevistados, mas informa ter entrevistado nesse referido subgrupo, o total de 39%”, frisa o juiz eleitoral Deusamar Alves Bezerra.

No dia 19 de junho, o magistrado já havia suspendido a divulgação de outra pesquisa IPEX. Na ocasião, o juiz explicou que haviam falhas graves no plano amostral e na capacidade financeira da empresa.

Conforme aquela decisão, a empresa responsável pela sondagem eleitoral apresentou um DRE (Demonstrativo de Resultado Econômico) mostrando um faturamento de R$ 36 mil, enquanto apenas neste ano informou ter investido, com recursos próprios, R$ 60 mil em pesquisas eleitorais feitas em diversas cidades do Estado.

Para o prefeito de Araguaína, a decisão mostra a Justiça vigilante contra artifícios. “Não é fazendo pesquisas duvidosas que vão ganhar a eleição. A Justiça está atenta e o povo também”, frisou o prefeito Wagner ao comentar a decisão.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.