Nova sede

Prefeito autoriza construção da nova Câmara de Araguaína, planta árvores e anuncia outras obras

Região da nova Câmara receberá outras obras , como alças viárias, parque e avenida.

Por Redação 892
Comentários (0)

15/01/2024 12h08 - Atualizado há 3 meses
Nova sede da Câmara ficará localizada na Avenida Filadélfia, próximo ao Detran

O projeto da nova sede da Câmara de Araguaína recebeu ordem de serviço para o início das obras, na manhã desta segunda-feira (15/01). Na ocasião, a Prefeitura de Araguaína realizou o plantio de 20 mudas de espécies nativas do Cerrado, como Ipê Roxo, Ipê Branco, Ipê Rosa, Mogno, Aroeira e Axixá, no entorno do local onde ficará o prédio.

O evento contou com a presença do prefeito Wagner Rodrigues, vereadores, fiscais ambientais, servidores e demais autoridades.

A maioria das mudas foi plantada na área em frente às obras da Avenida João Ribeiro, atrás do canteiro de obras da Câmara, em um local que, posteriormente, será transformado em um bosque municipal. O plantio faz parte de uma ação de compensação ambiental pela retirada de duas árvores que estão dentro do canteiro de obras.

“Toda retirada de árvore em Araguaína, seja pelo motivo que for, é acompanhada de uma compensação na proporção de um para três ou cinco, ou seja, para cada espécie retirada, outras mais são plantadas. Isso permite que o processo de arborização de Araguaína seja mais positivo”, explica Mário Augusto Vitória, Superintendente da Agricultura da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Araguaína.

Área valorizada

O projeto da nova sede do Legislativo de Araguaína é da Prefeitura de Araguaína, que também fez a doação do terreno, foi responsável pela licitação e estará à frente da execução e fiscalização da obra, com posterior entrega do prédio pronto para a Câmara. A estrutura terá quatro mil metros quadrados e está orçada em R$ 17,2 milhões com recursos do fundo próprio da Câmara, emendas impositivas dos vereadores e emendas de deputados federais e senadores.

A prédio de quatro andares terá um plenário com capacidade para 200 pessoas, um estacionamento aberto para 138 veículos, um subterrâneo para 20 carros, espaço para exposições culturais, ampla recepção, elevadores, 20 gabinetes, entre outros espaços. O quarto pavimento terá um rooftop com vista panorâmica para a cidade e um espaço gourmet para festas.

Novas alças viárias, bosque, parque e avenida

O prefeito Wagner Rodrigues destacou que o novo prédio da Câmara vai atender melhor a população de Araguaína, por ser uma região mais acessível. E pensando no desenvolvimento da cidade e da localidade, que tem potencial de crescimento, Wagner falou dos outros investimentos da Prefeitura de Araguaína nas imediações para facilitar o trânsito e valorizar mais a região. Uma das obras serão duas alças viárias na Avenida Filadélfia que vão permitir o retorno dos veículos sem precisar percorrer uma distância muito longa.

“Também vamos garantir que os vendedores de carro que ficam aqui em frente ao Detran tenham seu espaço respeitado e se for preciso vamos ampliar. Em breve, vamos iniciar as obras no Setor Camargo, aqui em frente, levando infraestrutura e dignidade para os moradores que esperam há anos por isso. E tem também as obras do Parque Baixa Funda e da Avenida Senador João Ribeiro, que vão transformar essa região e muitos outros bairros. Estamos pensando em uma cidade mais organizada para hoje e também para daqui 10, 15, 20 anos”, ressaltou Wagner.

É uma parceria total. Se não fosse a prefeitura, a obra não teria saído do papel. Essa parceria está trazendo muitos frutos para Araguaína, está deixando um legado importante para a cidade, um edifício novo, amplo, mais acessível, em um local que vai valorizar os bairros vizinhos. É uma parceria de suma importância para o legislativo municipal”, disse o vereador e presidente da Câmara de Araguaína, Marcos Duarte.

Plano de Arborização Urbana

Disponível na aba Cidadão do site da prefeitura (www.araguaina.to.gov.br) e  também no Diário Oficial do Município nº 285 de 4 de agosto de 2023, o Plano de Arborização Urbana de Araguaína dá orientações claras para cidadãos e empresas que decidam ser tutores das árvores ou realizar o plantio. O plano também define as diretrizes de plantio e compensação ambiental das obras públicas e privadas da cidade.

Dentre as principais recomendações estão o plantio de 70% de espécies nativas do cerrado, a proibição das espécies exóticas invasoras, como abacateiro, coqueiros, flamboyant, espirradeira, nim, entre outras, além de considerar o porte da árvore e espécie que deve ser plantada de acordo com a estrutura urbana.

No ano passado, as ações da Prefeitura de Araguaína para arborização, recuperação de áreas degradas e de nascentes foram responsáveis pelo plantio de quase três mil mudas.

Viveiro Municipal

O espaço público produz mudas de mais de 15 espécies nativas do Cerrado para distribuição gratuita à população. Cada cidadão tem direito de levar até cinco mudas. Durante a solicitação, é preenchido um pequeno formulário com informações pessoais, com o nome do morador, quantidade de mudas e como serão usadas as mudas.

Somente em 2023, o viveiro municipal distribuiu mais de 27 mil mudas para a população, tanto na zona urbana, quanto na rural. O espaço está localizado na Rua José de Assis, nº 372, no Setor Tecnorte, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

 “Estamos pensando em uma cidade mais organizada para hoje e também para daqui 10, 15, 20 anos”, ressaltou o prefeito Wagner

 “É uma parceria total. Se não fosse a prefeitura, a obra não teria saído do papel. Essa parceria está trazendo muitos frutos para Araguaína”, afirmou o presidente da Câmara, Marcos Duarte
 
 As espécies de Ipê Roxo, Ipê Branco, Ipê Rosa, Mogno, Aroeira e Axixá foram plantadas na manhã desta segunda-feira, 15, durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço.
 
A maioria das mudas foi plantada na área em frente às obras da Avenida João Ribeiro, atrás do canteiro de obras da Câmara, em um local que, posteriormente, será transformado em um bosque municipal

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.