Saúde

Mais de 1.100 pacientes de Araguaína fazem consultas no Hospital Albert Einstein por telemedicina

Localizado em São Paulo, hospital é um dos mais renomados no país.

Por Redação
Comentários (0)

16/11/2023 09h22 - Atualizado há 5 meses
Pacientes são atendidos por especialistas do Hospital Albert Einstein

Após passar pela UBS de referência (Unidade Básica de Saúde), Marinês Galvão Marques da Silva, de 49 anos, precisou ser encaminhada para consultas médicas nas áreas de Reumatologia e Cardiologia. E foi no consultório de Telemedicina do AME (Ambulatório Municipal de Especialidades) que ela recebeu o atendimento especializado.

“Fui muito bem atendida por todos os profissionais. Fiz os exames, fui avaliada pelo médico clínico geral aqui do AME e pelo reumatologista do Hospital Albert Einstein. No final da consulta, o especialista me encaminhou para um cardiologista. Agora estou dando continuidade ao tratamento”, disse Marinês.

A araguainense integra a lista dos mais de 1.100 pacientes beneficiados pelo Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde), do Ministério da Saúde, que conecta médicos e pacientes de Araguaína, em tempo real, com especialistas do Hospital Albert Einstein, de São Paulo.

Mais conforto e agilidade para os pacientes

Em Araguaína, o serviço começou a ser executado em outubro de 2022 com o apoio e estrutura da Secretaria da Saúde de Araguaína. A finalidade é oferecer aos usuários do SUS assistência médica especializada em Cardiologia, Endocrinologia, Pneumologia, Reumatologia, Neurologia, Neuropediatria e Psiquiatria.

Ana Paula Abadia, secretária da Saúde de Araguaína, ressalta que a oferta do serviço médico especializado tem garantido mais conforto aos pacientes graças à rapidez no diagnóstico e agilidade no tratamento.

“Para otimizar os serviços e facilitar o acesso da população a uma saúde de qualidade, a secretaria não tem medido esforços para investir em tecnologia. A  telemedicina é um grande avanço, um serviço que está reduzindo filas de espera, contribuindo para diagnósticos e oportunizando ao paciente o acesso a várias especialidades”, destacou Ana Paula.

Como funciona a Telemedicina

Conforme explica o médico clínico geral, Carlos Henrique Martins, que acompanha o paciente de forma presencial no consultório, todos atendidos que passam pela consulta têm liberdade para conversar com o especialista, sanar dúvidas e ouvir as recomendações.

“É uma consulta normal como todas as outras, a única diferença é que o paciente recebe atendimento de dois profissionais ao mesmo tempo, do clínico e do especialista. Tudo isso, contribui para um tratamento mais eficaz, rápido e preciso”, ressaltou o médico.

De acordo com a Secretaria da Saúde de Araguaína, em 12 meses de atendimento, já foram realizadas 1.146 consultas, uma média mensal de 95 consultas, sendo a maioria delas na área de Cardiologia e Reumatologia.

A diretora técnica da Supae (Superintendência de Atenção Especializada), Caroline Tomazi, destaca que a telemedicina é uma realidade tecnológica que tem apresentado muitos benefícios aos pacientes, pois as consultas aplicadas em Araguaína têm total dedicação dos profissionais envolvidos.

“Os especialistas do Hospital Albert Einstein são altamente experientes e, em conjunto com o clínico geral do município, atendem de forma humanizada, acompanhando todo histórico da pessoa encaminhada para a especialidade”, informa Caroline.

Como ter acesso

O encaminhamento para uma especialidade começa na UBS de referência do paciente. Uma vez que o médico da unidade faz a indicação de uma consulta especializada, o pedido segue para o Sisreg III (Sistema Informatizado de Regulação), que agenda e encaminha o usuário para a consulta no AME e por chamada de vídeo com o especialista.

“Quando a consulta é marcada, a equipe do Sisreg entra em contato com o paciente para que ele entregue presencialmente todos os exames e laudos. A documentação é encaminhada ao médico especialista do Albert Einstein, que fará o atendimento on-line”, explica a diretora técnica.

Cooperação dos pacientes

Para que o serviço seja efetivo para o paciente, é importante seguir as orientações da secretaria, que reforça sobre os cuidados que são passados aos usuários antes da consulta.

“É importante manter o contato atualizado. Orientamos também que os idosos possam estar acompanhados durante a consulta para que haja o melhor entendimento das informações e, principalmente, quando o paciente não puder comparecer, o mesmo terá que desmarcar com antecedência para que outra pessoa que esteja aguardando na fila de espera possa ser atendida”, finaliza Caroline.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.