Ensino fundamental e EJA

Mais de 18 mil estudantes devem renovar matrícula para 2023 em Araguaína; confira os prazos

De 05 a 16 de dezembro período de rematrícula.

Por Redação
Comentários (0)

02/12/2022 09h55 - Atualizado há 1 ano
Período de rematrícula para alunos da rede municipal de ensino de Araguaína começa na 2ª, dia 05.

Começa nesta segunda-feira (05/12), o período de rematrícula para os alunos da Rede Municipal de Ensino de Araguaína. De acordo com a Secretaria da Educação, mais de 18 mil alunos devem confirmar seu retorno à sala de aula em 2023.

Os pais ou responsáveis pelos alunos matriculados nas unidades municipais de ensino têm até o dia 16 de dezembro para garantir a vaga para o próximo ano letivo. O prazo vale tanto para o Ensino Fundamental quanto para as creches e EJA (Educação de Jovens e Adultos) da cidade e zona rural.

Esperamos todos os responsáveis pelos nossos alunos de casa e reforçamos que não deixem para última hora. Já estamos nos organizando para fazer um novo ano letivo de muito sucesso, acolhimento e responsabilidade, como temos feito até aqui”, destacou o superintendente da Educação, Railon Borges.

Como fazer a rematrícula

Para manter a vaga da criança, os responsáveis devem procurar a secretaria da unidade escolar em que seu filho está matriculado, levando os documentos pessoais do aluno, cartão de vacina atualizado e comprovante de endereço. O atendimento será das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas, por ordem de chegada.  Na zona rural, o atendimento será da mesma forma nas 12 unidades de ensino.

Para mais informações sobre o processo de rematrícula, o telefone de contato disponível é o (63) 3411 5609.

Novos alunos

Já para os alunos novatos, o período de matrículas iniciará no dia 9 janeiro de 2023, seguindo até o dia 27 de janeiro. A previsão da Secretaria da Educação é de que quatro mil novas vagas sejam disponibilizadas para alunos que ainda não estão estudando na Rede Municipal.

Atualmente, o Município conta com 78 unidades de ensino entre escolas e creches que possuem toda a estrutura necessária para garantir a qualidade das aulas tanto na zona urbana, quanto na zona rural de Araguaína. As aulas referentes ao primeiro semestre de 2023 estão previstas para serem iniciadas no dia 1° de fevereiro.

Destaque na Educação 

Araguaína é uma das cidades do Tocantins que se destaca em investimentos na Educação. Nos últimos anos, a Prefeitura entregou 16 novas escolas municipais com padrão de excelência e, entre janeiro de 2021 e julho de 2022, mais de 16 escolas foram reformadas e ampliadas.

A Secretaria da Educação de Araguaína também vem inovando na formação continuada dos professores e servidores do Ensino Fundamental e Educação Infantil, ampliando a qualificação e aprimoramento dos profissionais.

De acordo com os dados das secretarias da Educação, Administração e Fazenda, os valores investidos na Educação do Município já ultrapassam os 40% do orçamento municipal, inclusive com folha de pagamento dos profissionais do magistério.

Educação Inclusiva

Desde 2003, o Município desenvolve o Programa de Educação Inclusiva, por meio de uma parceria da Prefeitura com o Ministério da Educação.

De acordo com dados da Secretaria da Educação de Araguaína, das 78 escolas e creches, 30 delas são referência no Ensino Especial no Tocantins. Mais de 40 professores são preparados continuamente para acolher e alfabetizar os mais de 600 alunos com algum tipo de deficiência, matriculados nas unidades de ensino municipais.

O Município também oferece o transporte escolar acessível, com veículos adaptados, para atender os alunos com deficiência física, além de serem acompanhados de um monitor.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.