Mundo

Apagão cibernético provoca caos no mundo e afeta voos em aeroportos e telecomunicações

Atividades de companhias aéreas, empresas ferroviárias e setor de telecomunicações são afetadas

Por Correio Braziliense
Comentários (0)

19/07/2024 11h01 - Atualizado há 2 horas
Aeroporto na Europa tumultuado após apagão cibernético.

Notícias do Tocantins – Na manhã desta sexta-feira (19/7) diversos países registraram problemas técnicos que afetaram operações de companhias aéreas internacionais, empresas ferroviárias e do setor de telecomunicações, entre outros. 

Segundo a Administração Federal de Aviação do Estados Unidos (FAA), as principais companhias áreas, incluindo Delta, United e American Airlines, suspenderam os voos no início da manhã, em razão de "problemas de comunicação". Os aeroportos de Berlim, na Alemanha, Amesterdã-Schiphol, nos Países Baixos, Hong Kong, Espanha e Suíça também foram afetados por problemas similares.

No aeroporto de Sydney, foram registradas extensas filas. As companhias aéreas Air France, KLM (dos Países Baixos) e Ryanair (da Irlanda) enfrentaram contratempos em suas operações, assim como as três companhias aéreas indianas IndiGo, SpiceJet e Akasa Air.

O apagão cibernético também afetou hospitais nos Países Baixos, a Bolsa de Valores de Londres e o sistema ferroviário britânico, além da programação do canal britânico Sky News, no qual foi interrompida, e também o canal nacional ABC, na Austrália foram afetados por uma falha "grave".

A companhia de telecomunicações australiana Telstra, afirmou que os cortes foram causados por "questões globais" que impactaram o software fornecido pela Microsoft e pela empresa de segurança cibernética CrowdStrike.

Nas redes sociais, a empresa americana Microsoft assegurou que estava adotando "medidas" a fim de amenizar a situação após os problemas detectados. "Os nossos serviços continuam observando melhorias contínuas enquanto seguimos adotando medidas de mitigação", escreveu a empresa.

Ainda não está claro se os problemas mencionados pela Microsoft têm relação com as falhas de TI a nível global. 

De acordo com a autoridade nacional de segurança cibernética da Austrália, o "apagão em larga escala" estava relacionado com uma "plataforma de software de terceiros" e que não existem evidências que sugiram uma conexão do apagão com um ataque hacker.

Agências bancárias

O Bradesco reportou que sofre as consequências do apagão cibernético global. De acordo com o banco, os canais digitais da empresa estão indisponíveis. “Equipes estão atuando para regularização o mais breve possível”, diz o comunicado.

A empresa informou também que os terminais de autoatendimento, como os caixas eletrônicos, funcionam normalmente.

O Nubank disse que seus serviços operam normalmente, porém há um impacto no canal de atendimento aos clientes. Segundo a empresa, as interações estão levando um tempo maior que o habitual.

Em nota, o Banco do Brasil afirmou que todos os seus canais funcionam normalmente. Também não foram afetados o Itaú Unibanco, o Santander, a Caixa o BTG Pactual.

 *Com informações da AFP e da CNN

Comentários (0)

Mais Notícias

Gastos de Lula

Gastos de Lula com cartões superam R$8,7 Milhões em 2024

Os gastos de Lula destacam uma tendência preocupante de aumento e a necessidade de maior transparência na administração pública.

Terremoto em São Paulo

Paulistanos deixam prédios após terremoto no Chile ser sentido em São Paulo

Moradores de São Paulo foram surpreendidos por tremores após terremoto no Chile.

Monitoramento de Lula

Lula foi monitorado pelo governo dos Estados Unidos, apontam documentos da CIA

Leia sobre os 819 documentos produzidos entre 1966 e 2019

Ato preconceituoso

Em ato preconceituoso, pastor diz que autismo é 'visita do diabo no ventre'

Declaração foi feita pelo pastor Washington Almeida, em Tucuruí (PA).

Ex-presidente

O uso da máquina do governo para proteger a família Bolsonaro

O ex-presidente Bolsonaro e altos funcionários usaram o poder para favorecer Flávio Bolsonaro contra acusações de corrupção.

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.