Atendimentos são em várias especialidades, como cardiologia, reumatologia, neurologia e outras.
Com o objetivo de melhorar o atendimento e proporcionar mais suporte aos pacientes, a Secretaria da Saúde de Araguaína deu um passo importante na última semana com a implantação da telemedicina no município. A inovação é por meio do Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde), que conecta pacientes de Araguaína com médicos especialistas do Hospital Albert Einstein, através da consulta on-line.
As consultas iniciaram no dia 21 de outubro, no consultório do AME (Ambulatório Municipal de Especialidades). Para o paciente Carlos Pereira, a tão esperada consulta com um especialista em pneumologia foi realizada por meio da telemedicina. “Foi muito bom porque recebi atendimento da médica especialista lá de São Paulo por meio de uma chamada de vídeo. Ela foi muito atenciosa e até solicitou mais exames”, relatou o paciente.
Avanço na Saúde
Segundo a secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia, esse é mais um serviço oferecido pela gestão para dar agilidade nas informações médicas e amparo ao paciente.
“É um grande avanço na saúde de Araguaína. Com a telemedicina vamos ampliar a capacidade de atendimento à nossa população, reduzindo o tempo de espera por consultas e exames, já que os pacientes já saem da consulta remota com os encaminhamentos”, destacou a secretária.
Telemedicina
A OMS (Organização Mundial da Saúde) define a telemedicina como a oferta de serviços ligados aos cuidados com a saúde, nos casos em que a distância é um fator crítico.
O atendimento do usuário ocorre de forma humanizada com a presença de um médico generalista que acompanha toda a consulta e exames indicados pelo médico especialista. O paciente já sai da consulta com todas as orientações, solicitações de exames, laudos e encaminhamentos, se necessário.
Especialidades
Pacientes atendidos por meio da telemedicina no AME têm acesso às especialidades na área da cardiologia, endocrinologia, pneumologia, reumatologia, neurologia, neuro-pediatria, psiquiatria, cardiologia, endocrinologia, pneumologia e reumatologia.
Atendimento
Para ter acesso às consultas, o paciente precisa procurar a unidade básica de saúde (UBS) mais próxima de sua casa. Após isso, os atendimentos são realizados por meio do Sisreg III (Sistema Informatizado de Regulação), que encaminha o usuário para a consulta presencial com o clínico-geral. A chamada de vídeo com o especialista é realizada no dia da consulta.