Sul do Tocantins

Morte de mulher com covid-19 horas após ser liberada de hospital será apurada pelo MPTO

Ela saiu da UTI e enfrentou uma viagem de quase 200 km.

Por Redação 3.576
Comentários (0)

15/07/2020 17h32 - Atualizado há 3 anos
Idosa morreu horas depois de sair da UTI e ser transferida de hospital

A 6ª Promotoria de Justiça de Gurupi instaurou procedimento preparatório para apurar eventual irregularidade médica que pode ter resultado na morte de Angelina Macedo de Farias, de 60 anos.

A idosa estava internada no Hospital Regional de Gurupi (HRG) e morreu horas após deixar o leito de UTI no HRG e ser transferida para o Hospital Municipal de Araguaçu, distante 190 km.

O promotor Marcelo Lima Nunes, responsável pelo procedimento, deu o prazo de cinco dias para que a Diretoria Geral do HRG encaminhe informações acerca do caso, explicando quais protocolos foram adotados para o remanejamento da paciente, os dados relativos ao médico responsável pela alta médica, bem como detalhes do transporte e as providências para evitar futuras ocorrências envolvendo alta médica prematura de pacientes de leitos de UTI Covid.

Também foram oficiados o Secretário Estadual de Saúde e o Conselho Regional de Medicina do Tocantins, visando à instauração de sindicância ou procedimento disciplinar para apurar os fatos e adotar medidas punitivas cabíveis.

Uma cópia do procedimento foi remetida às Promotorias de Justiça Criminais de Gurupi para verificar eventual prática criminosa por parte dos médicos e demais envolvidos no caso. 

Familiares da vítima relatam que Angelina Macedo passou 11 dias entubada na UTI e estava bastante debilitada quando recebeu alta médica, na tarde desta terça-feira (14). Segundo a família, ela morreu menos de uma hora após enfrentar a viagem de 190 quilômetros entre Gurupi e Araguaçu.

O Hospital Regional de Gurupi é a unidade de referência para tratamento de coronavírus na região sul do estado. Na última segunda-feira (12), a unidade ficou com 100% dos leitos ocupados.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.