Araguaína

Paciente que já desmaiou de dor é o primeiro a fazer cirurgia no HDT para retirada de vesícula

Cirurgia é indicada nos casos de inflamação da vesícula biliar.

Por Redação
Comentários (0)

13/03/2024 15h40 - Atualizado há 1 mês
Realização da cirurgia

Notícias do Tocantins - O paciente Welington Silva Alves inaugurou um novo serviço do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT/Ebserh), ofertado à população, na tarde desta terça-feira (12).

O procedimento é denominado colecistectomia e trata-se de uma cirurgia indicada nos casos de inflamação da vesícula biliar, órgão que possui a função de auxiliar na digestão de gorduras.

O médico cirurgião Gabriel Nunes explica que a intervenção cirúrgica transcorreu tudo como esperado e o paciente segue aos cuidados da equipe multiprofissional com previsão de alta em 1 ou 2 dias.

“Este procedimento tem a capacidade de livrar os pacientes de dores que sentem por conta da famosa ‘pedra na vesícula’ e, portanto, vai beneficiar muito a população que muitas vezes esperam há muitos anos na fila para realizá-lo”, comentou.

Para o paciente que esperava há pelo menos 8 meses, essa cirurgia traz muita esperança de dias melhores. “Eu já cheguei a desmaiar de dor, por isso aguardava tanto esse momento para o restabelecimento da minha saúde. Até agora estou bastante satisfeito com o tratamento do hospital, dos médicos e dos outros profissionais, só tenho a agradecer”, disse.

De acordo com o superintendente do HDT-UFT, Antonio Oliveira, a realização dessa cirurgia é mais um marco importante na ampliação e diversificação do perfil assistencial do hospital, tão importante para os alunos do curso de medicina da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), além de contribuir para a redução no tamanho das filas de pacientes aguardando por essa cirurgia pelo SUS.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.