CDT Sinai

Pacientes não precisam mais sair do Tocantins para realizar exame de Artro-Ressonância

Exames podem ser realizados de forma particular e convênios médicos.

Por Redação
Comentários (0)

01/07/2022 10h59 - Atualizado há 1 mês
Os exames não necessitam preparo, como por exemplo estar de jejum

Um diagnóstico rápido e correto é tudo que qualquer pessoa com um problema de saúde deseja. Até porque, a partir do momento que se sabe o que está acontecendo, é possível iniciar ou intensificar o tratamento, reduzindo assim, o desconforto e a dor que o paciente possa estar sentindo. Pensando nisso, o CDT Diagnósticos é o primeiro a realizar os exames de ArtroRM e ArtroTC no Estado, mais uma vez, vanguarda e pioneirismo no diagnóstico médico.

A ArtroRM é muito comum no país e no mundo, trata-se de um procedimento pouco invasivo e similar em alguns pontos a tradicional ressonância, no entanto, apresenta uma taxa de sensibilidade de diagnóstico, comprovadamente em vários estudos, bastante superior. A Artro Ressonância Magnética é utilizada, principalmente, quando há necessidade na ampliação da avaliação diagnóstica intra-articular.

Para médico radiologista e diretor do CDT Diagnósticos, José Antônio Fragoso Filho, a qualidade de vida do paciente evolui com a agilidade e melhora no diagnóstico que os exames possibilitam.

“Quando o médico solicitava a ArtroRM e ArtroTC, a pessoa precisava gastar muito tempo e recursos indo para fora do Tocantins para fazer os exames. Agora isso não é mais necessário. É o melhor da medicina diagnóstica acessível para o tocantinense”, explica Fragoso.

Com a Artro Tomografia, é possível analisar estruturas ósseas e cartilagens. Já na Artro Ressonância Magnética são evidenciadas estruturas como cartilagens, tendões, ossos e ligamentos, e assim é possível avaliar com maior precisão essas disfunções que comprometem as estruturas intra-articulares, contribuindo para o diagnóstico preciso.

Entenda como funciona

Com anestesia local, é aplicado um medicamento para contraste dentro da articulação que precisa ser avaliada. Poucos minutos depois, o paciente realiza a ressonância, ou seja, são feitas as imagens necessárias para visualização e diagnóstico do quadro da pessoa. A ArtroRM pode ser utilizada em várias articulações como ombro, cotovelo, punho, quadril, joelho e tornozelo, por exemplo, sempre com indicação médica.

Para a realização da ArtroTC o contraste é aplicado diretamente na articulação a ser estudada pelo médico radiologista e, logo em seguida à aplicação, o exame é realizado para as aquisições das imagens.

Os exames não necessitam preparo, como por exemplo estar de jejum. As contraindicações para a realização dos exames são, uso de marca-passo, implantes auriculares, oculares e odontológicos, fixadores ortopédicos externos e sensor de glicemia subcutânea.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2022 AF Notícias. Todos os direitos reservados.