ETI´s

Escola de tempo integral inicia ano letivo sem professores e sem merenda em Palmas: 'sempre acontece'

Segundo a denúncia, faltam professores e alimentação desde o início do ano letivo.

Por Nielcem Fernandes 4.538
Comentários (0)

29/01/2020 12h49 - Atualizado há 4 anos
Os pais relatam que o problema é recorrente e que a falta de planejamento afeta milhares de alunos

Pais de estudantes da Escola de Tempo Integral Euridice Ferreira de Mello, no Jardim Aureny III, na região sul de Palmas, procuraram o AF Notícias para denunciar a falta de professores e de alimentação no início deste ano letivo.

Conforme o calendário escolar, as aulas do primeiro semestre de 2020 começaram no dia 23 de janeiro. Desde então, os alunos estariam sem professores e sem alimentação adequada.

Falta de Professores

Uma mãe de aluno, que pediu para não ser identificada, afirmou que faltam 16 professores do núcleo comum. Segundo ela, essa informação foi repassada pela própria diretoria da escola.

Alimentação

A mãe também questionou a respeito da falta de alimentação e, segundo ela, a escola informou que a licitação para aquisição da merenda só acontecerá em meados de fevereiro.

"Por que isso acontece todos os anos? Só depois do começo do ano letivo é que são tomadas as providências? Não podemos aceitar que os alunos fiquem sob os cuidados apenas dos coordenadores o dia todo”, desabafou.

Prejuízo

Ainda de acordo com a denúncia, centenas de alunos estão sendo prejudicados, tanto pela falta de professores, quanto pela falta da alimentação, uma vez que a escola é uma das maiores da região sul da capital. A mesma situação estaria se repetindo em outras escolas de tempo integral.

“Também estão faltando professores e merenda em outras ETI´s de Palmas, isso sempre acontece”, disse a comerciante da região norte.

O outro lado

A escola confirmou a situação ao AF Notícias e disse que a responsabilidade pelo planejamento é da Secretaria Municipal de Educação. 

Já a Secretaria Municipal da Educação disse, em nota, que os alunos da unidade educacional estão cumprindo o cronograma de aulas normalmente, de acordo com o que foi proposto no calendário letivo de 2020.

A secretaria negou a falta de merenda escolar para os alunos da Rede Municipal de Ensino.

"O ano letivo teve início dia 23 de janeiro em todas as unidades educacionais e estamos buscando primar pela qualidade na formação dos nossos estudantes. O processo de contratação de professores para atuarem em substituição na Rede Municipal de Ensino está em andamento e à medida que esses profissionais assinam o contrato são encaminhados às unidades", afirma.

A secretaria afirmou ainda que a licitação para a merenda escolar está marcada para o dia 10 de fevereiro de 2020, às 14 h, e que durante este período que antecede o processo licitatório, a direção da escola realizou compra direta dos alimentos para a merenda escolar, garantindo assim o bem-estar e a alimentação dos alunos da unidade.

Os pais relatam que o problema é recorrente e que a falta de planejamento afeta milhares de alunos

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.