Augustinópolis

Paralisadas desde 2017, cirurgias pediátricas voltam a ser realizadas na região do Bico do Papagaio

Serviço foi reestruturado pela Secretaria de Estado da Saúde.

Por Redação
Comentários (0)

23/10/2023 08h03 - Atualizado há 6 meses
O pequeno Bernardo, de dois anos, é um dos beneficiados com o retorno do atendimento.

As primeiras cirurgias pediátricas da região do Bico do Papagaio iniciaram na sexta-feira (20), no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG). O atendimento estava parado desde 2017, no entanto, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) reestruturou o serviço e a unidade voltou a ofertar esse tipo de procedimento sem a necessidade de envio de pacientes para outras unidades hospitalares.

“O Hospital Regional de Augustinópolis é referência para 24 municípios para urgência/ emergência e atendimentos eletivos regulado via Sistema de Gerenciamento de Listas de Espera, para as mais variadas especialidades. Nesse sentido o retorno dos atendimentos das cirurgias pediátricas foi um grande sucesso, pois podemos ofertar aos nossos pequeninos consultas e cirurgias aqui mesmo em nossa região”, destacou a diretora geral do HRAUG, Cristiane Uchôa.

No primeiro agendamento foram atendidas crianças entre 2 e 8 anos, dos municípios de Itaguatins, São Sebastião, Carrasco Bonito, Sampaio, Praia Norte e Sítio Novo. As cirurgias realizadas são de Orquidopexia bilateral, Hernioplastia umbilical e Hernioplastia Inguinal.

“É extremamente importante o papel que este hospital exerce hoje para a população da região, por isso o retorno desse atendimento aqui é muito importante, pois a criança recebe um atendimento especializado sem precisar de um deslocamento tão grande, fora os demais benefícios, como por exemplo tempo de espera, que esse atendimento, trás aos pacientes”, o cirurgião geral pediátrico, Pablo Baptista Oliveira.

O pequeno Bernardo, de dois anos, do município de Praia Norte, foi um dos pacientes beneficiados com o retorno do atendimento. “Antes tínhamos que nos deslocar até Palmas para fazer qualquer tipo de cirurgia pediátrica porque aqui não tinha médico especialista e já tinha uns 10 meses que estávamos tentando realizar esse procedimento e não tínhamos conseguido ainda. Graças a Deus agora na cidade de Augustinópolis temos o cirurgião pediátrico para facilitar e trazer mais tranquilidade para nós pais e aos nossos filhos”, ressaltou a mãe do paciente, Ávila Alves.

Serviço estava paralisado desde o ano de 2017

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.