Pau D'Arco

Prefeito será investigado por suposta perseguição em remoção de professores

Por Agnaldo Araujo
Comentários (0)

05/03/2018 15h32 - Atualizado há 5 anos
Agnaldo Araujo//AF Notícias 

A remoção de quatro professores de uma escola na cidade de Pau D’Arco (TO), para outra unidade na zona rural do Município, a mais de 100 km de distância, está sendo investigada pelo Ministério Público Estadual (MPE). O inquérito visa apurar suposta perseguição política por parte do prefeito da cidade, João da Serraria (PP).

Antes de serem removidos, os professores tinham participado de uma manifestação para cobrar o reajuste do piso salarial.

A secretária de Educação do município, Vilce Gomes de Farias, também é alvo da investigação. O MPE requereu, no prazo de dez dias, a relação de todos os professores contratados pelo município e suas respectivas lotações. Também solicitou cópia dos contratos dos professores contratados a título precário, ou seja, sem concurso.

Para o MPE, a transferência de servidores públicos é um ato administrativo e, por isso, deve conter todos os elementos necessários ao ato: competência, finalidade, forma, motivo e objeto, bem como deve obedecer requisitos previstos em lei.

Se comprovada, a transferência ilegal pode configurar a prática de ato de improbidade administrativa de violação aos princípios da administração pública, segundo o órgão.

O inquérito foi instaurado pela Promotoria de Justiça de Arapoema, sob a responsabilidade da promotora Thais Cairo Souza Lopes.

ENTENDA

Todos os quatro professores transferidos participaram de uma manifestação, no ano passado, reivindicando o reajuste de 7,64% do piso salarial da classe, que está atrasado desde janeiro de 2017. Em razão disso, os docentes acreditam que foram vítimas de perseguição política.

Inconformados, os professores recorreram à justiça e o desembargador do Tribunal de Justiça do Tocantins, Marco Villas Boas, anulou a remoção.

Para o desembargador, remover os professores para local distante de suas residências "pode acarretar dano irreparável ou de difícil reparação".

O secretário de Administração de Pau D'Arco, Edimar Alves, informou ao AF Notícias, no final de janeiro de 2018, que a prefeitura estava fazendo os estudos quanto ao pagamento da correção salarial dos professores, conforme o Plano de Cargos e Carreiras Municipal.

LEIA MAIS... http://afnoticias.com.br/prefeito-e-acusado-de-perseguir-e-remanejar-professores-para-zona-rural-apos-cobranca-de-reajuste-salarial/ http://afnoticias.com.br/professores-removidos-para-escola-na-zona-rural-a-100-km-de-casa-ganham-liminar-no-tribunal-de-justica/

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.