Saúde

Prefeitos avançam com projeto de consórcio para realização de cirurgias eletivas no sul do Tocantins

Triagem dos interessados se dará em todos os municípios consorciados.

Por Redação
Comentários (0)

23/09/2023 08h24 - Atualizado há 7 meses
Reunião de prefeitos ocorreu na cidade de Talismã

Prefeitos e representantes dos Municípios que compõem a região Sul do Tocantins se reuniram em Talismã, nesta sexta-feira (22/09), para reforçar parcerias e discutir sobre consórcio da Região na área da Saúde, voltado à realização de cirurgias eletivas.

A reunião foi convocada pelo prefeito de Talismã e presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Diogo Borges. Esse foi o terceiro encontro dos prefeitos da Região Sul em prol de parcerias e convênios. Os outros foram realizados em Gurupi e Formoso do Araguaia.

Avanços

 "Iniciamos as parcerias por meio da cessão de maquinários e servidores em diversas frentes de trabalhos e serviços públicos, em áreas como Agricultura e Infraestrutura. Agora, queremos avançar mais, e a ideia é ter consórcio para a realização de cirurgias eletivas, nos moldes do Consórcio do Vale do Araguaia, que está tendo bastante êxito", disse o prefeito Diogo Borges, ao explicar que a ideia dos prefeitos é aproveitar consórcios já existentes na região Sul para operacionalizar o projeto discutido entre os gestores.

Vale do Araguaia

O presidente da ATM convidou o assessor do Consórcio Vale do Araguaia, Wilker Fernando Lourenço de Oliveira, para explicar a constituição do consórcio e os resultados alcançados.

"É muito importante a ação coletiva regionalizada, e viemos mostrar o case de sucesso que é o Consórcio do Vale do Araguaia. Vamos buscar identificar junto aos prefeitos as demandas reprimidas na área da Saúde na região Sul, na média e baixa complexidade, as consultas e procedimentos oftalmológicos", disse o assessor.  Segundo ele, o Consórcio do Vale do Araguaia promoveu até agosto de ano, 3286 cirurgias em quatro polos, durante os dois anos de execução da parceria.

O projeto

A intenção é realizar cirurgias oftalmológicas, em especial aquelas voltadas à retirada da Catarata e da Psoríase, em cinco polos da Região. A triagem dos interessados se dará em todos os municípios consorciados.

“O importante é fortalecermos essa política pública tão importante que é a promoção de qualidade em Saúde. Nós saímos entusiasmado com a esperança de que em breve, tão breve mesmo, nós estaremos iniciando os procedimentos cirúrgicos”, disse o prefeito de Palmeirópolis, Bartolomeu Moura.

Ao término do Encontro os prefeitos decidiram que a próxima reunião do grupo será na cidade de Paranã, prevista para o fim de outubro.

Prefeitos de várias cidades da região sul do estado

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.