Odontomóvel

Mulheres têm acesso a tratamento odontológico gratuito e renovam a autoestima em Araguaína

Primeira edição disponibilizou kits de limpeza bucal e atendimento no odontomóvel.

Por Redação
Comentários (0)

04/04/2024 10h56 - Atualizado há 3 semanas
Atendimento odontológico voltado para as mulheres.

Notícias do Tocantins – As donas de casa Antônia de Souza e Solange Costa foram as primeiras mulheres a serem atendidas pelo projeto O Sorriso Delas, uma iniciativa da Prefeitura de Araguaína por meio da Secretaria Especial da Mulher. A primeira ação foi feita no Instituto Anita Luiza, no Setor Maracanã, nesta quarta-feira (3/4).

No Odontomóvel, Antônia e Solange passaram pela avaliação da dentista e receberam uma limpeza. “Quando eu descobri que iria ter atendimento odontológico, chamei minhas colegas aqui da rua para entendermos como funcionava e fiquei contente, porque fui atendida rapidamente.  Também gostei de saber que toda semana eles irão retornar para continuar o tratamento das mulheres”, disse Antônia.

Procurei o programa pois há algum tempo sentia a necessidade de cuidar dos meus dentes, fazer uma limpeza e agora ficou mais fácil, porque o serviço está bem perto da minha casa”, comentou Solange.

Além do atendimento profissional, as mulheres contempladas pelo instituto também receberam kits de limpeza bucal e orientações sobre como a saúde dos dentes contribui diretamente para o bem-estar físico e emocional.

O Sorriso é Delas é um programa que cuida da saúde bucal feminina e reconhece a importância da saúde emocional em todas as fases da vida da mulher. Desta forma, nosso objetivo é restaurar não apenas os sorrisos, mas também a confiança dessas mulheres, muitas das quais são vítimas de violência e frequentemente têm sua autoestima afetada. Estamos aqui para oferecer apoio e cuidado integral”, explicou a coordenadora da diretoria de Enfrentamento à Violência de Gênero, Eliana Andrade.

Serviço periódico

O programa é alinhado aos eixos da política nacional voltada para as mulheres, abordando questões que afetam a autoestima e o bem-estar psicológico, além de oferecer uma rede de apoio para as que sofrem violência. A Secretaria Especial da Mulher de Araguaína oferece tratamento odontológico ao público feminino atendido pelo Instituto Anita Luiza todas as quartas-feiras, das 8 às 12 horas, no Setor Maracanã.

A organização não governamental (ONG) dedica-se à profissionalização e inserção de pessoas vulneráveis no mercado de trabalho, priorizando o atendimento a mulheres, especialmente mães de família e vítimas de violência doméstica. A presidente do instituto, Rosemary Sobrinha, conta que, com a nova parceria, a ONG conseguirá atender à alta demanda por cuidados odontológicos entre as mulheres do setor.

Muitas delas enfrentam problemas na dentição, necessitando de próteses e outros tratamentos dentários. Agora, com o projeto O Sorriso é Delas, podemos garantir o acesso dessas mulheres a esses serviços que tantas necessitam”, disse Rosemary.

Ação foi realizado no Setor Maracanã.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.