No Senado

Senado aprova relatório de Kátia Abreu que garante preço mínimo para produtos agrícolas

O projeto foi aprovado em caráter terminativo.

Por Redação | AF Notícias
Comentários (0)

30/11/2021 16h39 - Atualizado há 2 anos
Senadora Kátia Abreu durante sessão no Senado

O relatório da senadora Kátia Abreu (PP) sobre um projeto que estende a aplicação da política de preços mínimos aos produtos agrícolas perecíveis e derivados foi aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, nesta terça-feira (30). 

O projeto, que é de autoria do senador Chico Rodrigues (DEM-RR), foi aprovado em caráter terminativo na CAE, e agora segue à Câmara dos Deputados, se não houver recurso para votação no Plenário do Senado. 

Esse projeto corrige uma injustiça com os pequenos produtores, em especial aqueles de produtos perecíveis, que agora serão incluídos. E faz isso sem criar nenhuma despesa ao Governo Federal nesse momento de crise econômica”, defende Kátia Abreu.  

Atualmente o preço mínimo é estabelecido somente em favor de agricultores e suas cooperativas. O texto estende as garantias de preços mínimos aos produtos agrícolas perecíveis e aos produtos derivados de seu processamento, bem como às agroindústrias e indústrias que adquirirem os produtos perecíveis dos agricultores familiares ou de pequenos e médios produtores rurais e promoverem o seu processamento.

“A Política de Garantia de Preço Mínimo (PGPM) avança muito lentamente na expansão de suas garantias em direção a produtos perecíveis, que por sua natureza exibem maior grau de dificuldade na operacionalização do armazenamento in natura pelo produtor, como é o caso da uva e outras frutas e mandioca, que rapidamente precisam ser encaminhadas à agroindústria para processamento mínimo e posterior acondicionamento, como vinho, suco e farinhas”, sustenta Kátia Abreu em relatório.

O Projeto de Lei 764/2019 pode ser conferido na íntegra aqui. 


 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.