Nesta quarta (14) terá programação especial com café da manhã e brindes.
Nesta quarta-feira (14) será comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue com um café da manhã especial e sorteio de brindes para quem for doar no Hemocentro de Araguaína, localizado na Rua 13 de Maio, 1336, no Centro, ao lado do Hospital Regional.
A ação faz parte da Campanha 'Junho Vermelho' realizada pelo Rotary Club Doe Vida que tem o objetivo de aumentar o estoque de bolsas de sangue na unidade.
O projeto conta com apoio da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara), que fez a doação de uma bicicleta para ser sorteada entre aqueles que doarem sangue até o dia 31 de julho. O sorteio está marcado para o dia 1º de agosto.
“Responsabilidade social é uma das marcas da ACIARA, que está presente na agenda da entidade, por meio das ações que realizamos durante o ano inteiro. E não poderíamos ficar de fora dessa campanha importante para garantir a vida de quem precisa de sangue. E todos os nossos diretores, empresários e colaboradores estão convidados a fazer esse gesto simples que é doar sangue”, disse o presidente da ACIARA, Denilson Silva.
Nova meta
O Hemara, como todas as unidades do estado, tem como meta coletar 900 bolsas de sangue mensais, que representa aumento de 30% a mais do que já era coletado sendo. Antes, a meta era 700 bolsas. A mudança determinada pelo Governo do Tocantins foi por conta do aumento da demanda nas unidades hospitalares com a realização de cirurgias cardíacas, cirurgias eletivas, dentre outros.
De acordo com a enfermeira de captação do Hemocentro de Araguaína e rotariana Magna Bueno, a expectativa é que a campanha realizada pelo Rotary ajude a atingir a meta. Magna também chama atenção para a temporada de praias. "Sabemos que no mês de julho caem as doações porque muita gente viaja. E para piorar essa situação, julho é o mês que aumenta o registro de acidentes e, portanto, muitas dessas vítimas vão precisar de sangue para sobreviver. Por isso, contamos com a ajuda da população", ressalta Magna.
Campanhas rotarianas
O Rotary Club Doe Vida foi criado com a missão de ajudar o Hemocentro de Araguaína a melhorar o estoque de doação de sangue. Em novembro de 2022, a entidade realizou a 1º edição da corrida 'Aliança Pela Vida', que utilizou a doação de sangue como inscrição para quem desejava participar da competição, que distribuiu prêmios para os primeiros colocados. A estratégia deu certo porque dos 250 atletas inscritos, 95% doaram sangue.
Para doar
O candidato à doação deve ter entre 16 e 69 anos e mais de 50 kg; estar em bom estado de saúde e manter uma boa alimentação, evitando alimentos gordurosos, nas 4 horas que antecedem a doação. No ato da doação, é necessário também apresentar documento original com foto. Os menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis.