Equipe médica vai atender na cidade durante 15 dias no mês.
O presidente do INSS, Leonardo Rolim, prometeu disponibilizar peritos para a agência do órgão em Araguaína e solucionar um problema que se arrasta há quase cinco anos. A garantia foi dada ao deputado federal Vicentinho Júnior (PL) e ao vereador araguainense Flávio Cabanhas (PTB), durante reunião nesta terça-feira (8), em Brasília.
Atualmente, os moradores da segunda maior cidade do Tocantins precisam se deslocar para outros municípios em busca de perícia para ter acesso a benefícios como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.
A agência do INSS em Araguaína atende quase toda a região norte do Estado. "Muitas pessoas não têm condições físicas ou de saúde para sair de suas casas para realizar a perícia. Deslocar para outros municípios dificulta ainda mais a situação para buscar o que lhes é de direito”, explicou Vicentinho Júnior.
Conforme Leonardo Rolim, enquanto não são realizados concursos públicos para que se tenha um profissional que trabalhe em período integral Araguaína, o INSS disponibilizará peritos para atendimentos durante 15 dias no mês. No intuito de resolver de imediato a demanda, o presidente garantiu que ainda neste mês de junho serão feitos os primeiros atendimentos em Araguaína.
O vereador Flávio Cabanhas (PTB) agradeceu o presidente do INSS e o deputado Vicentinho Júnior pela disponibilidade e empenho em resolver a demanda. Segundo ele, o tão sonhado médico perito será muito útil para atender a comunidade araguainense. O acordo também foi ajustado, por meio de um telefonema, com o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (Solidariedade).
ATM
A maioria dos municípios tocantinenses não dispõem de uma agência do INSS para que os cidadãos tenham acesso ao serviço no local onde residem.
Para solucionar esse problema, o deputado Vicentinho Júnior acordou com o presidente do órgão e o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Diogo Fernandes, que será feito um levantamento dos municípios ou regiões com maiores demandas.
Os gestores ficam responsáveis por ceder o espaço físico, bem como alguns servidores e o INSS disponibilizará os médicos peritos para realizar os atendimentos. Para atender a população da região sudeste, será instalado ainda este mês um posto de atendimento no município de Taguatinga.