Palmas

Sintet denuncia prefeita ao Ministério Público após exoneração em massa e cobra concurso

Mais de 370 servidores foram dispensados em retaliação a vereadores.

Por Redação 1.116
Comentários (0)

12/07/2022 10h46 - Atualizado há 1 ano
Ministério Público é acionado para investigar exoneração em massa na educação de Palmas

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) protocolou ofício ao Ministério Público do Tocantins (MPTO), nesta segunda-feira (11), com uma notícia de fato sobre as exonerações na educação feitas pela prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB).

Na última semana, a prefeita exonerou mais de 370 servidores contratados, a maioria deles lotados na Educação, como professores, monitores, assistentes e auxiliares.

A exoneração em massa foi uma retaliação da prefeita contra os vereadores que não votaram em seu candidato na eleição da presidência da Câmara de Palmas.

Em meio a polêmica, Cinthia Ribeiro respondeu a uma internauta nas redes sociais recomendando que “estude para um concurso e não dependa de contratos ou indicações políticas”. Ocorre que a atual gestão não realizou nenhum concurso público até agora.

VEJA MAIS

"O fato é um absurdo, atenta contra os princípios constitucionais da Administração Pública, o que aponta a urgência para que o município de Palmas realize o quanto antes concurso público. A Educação não pode e nem deve ser moeda de troca. O semestre letivo se inicia em poucos dias e diversos professores foram demitidos, podendo afetar enormemente o retorno das aulas", disse o presidente do Sintet Regional de Palmas, Fábio Lopes.           

Por meio do ofício protocolado junto a 10° Promotoria de Justiça da Capital, o sindicato solicita a providencial intervenção do Ministério Público para que apure a presente denúncia, bem como reforçar e ratificar pedidos anteriores para propositura de Ação Civil Pública que obrigue a Prefeitura de Palmas a realizar concurso público para os quadros da Educação, visando pôr fim às ingerências políticas nas escolas.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.