Mulheres empoderadas

Mulheres faixa preta em jiu-jitsu no Tocantins: treinador não vê motivos para polêmica

Professor Vanu treina há mais de 25 anos no Tocantins.

Por Joselita Matos | Conteúdo AF Notícias 808
Comentários (0)

22/02/2022 15h20 - Atualizado há 2 anos
Atleta Vânia Leite recebendo a faixa preta em 2017 do Prof. Vanu.

As mulheres estão cada vez mais presentes no jiu-jitsu no Tocantins, um esporte dominado tradicionalmente por homens. No último fim de semana, o portal AF Notícias noticiou que a atleta araguainense Jaciara Pereira, 43 anos, recebeu a faixa preta na modalidade e seria a primeira mulher no estado, informação repassada pela Prefeitura de Araguaína.

Contudo, muitos internautas comentaram que outra atleta tocantinense, Vânia Leite, já havia recebido a faixa preta no jiu-jitsu ainda em 2017, em Palmas.

Para esclarecer a polêmica, a reportagem entrou em contato tanto com a Prefeitura de Araguaína, que explicou a origem da informação, como também com o Professor Vanu (Evanuel Andrade), que treinou a atleta palmense.

Polêmica desnecessária. A gente tem que dar ênfase ao que o jiu-jitsu traz de benefício para a pessoa e não quem pegou primeiro ou pegou depois”, afirmou o professor ao confirmar que a conquista de Vânia Leite foi mesmo em 2017.

A Vânia pegou a faixa em 2017. Ela treina desde meados de 2004. Então foram mais de 10 anos. Ela pode contar a história dela de superação, o jiu-jitsu ajudou ela demais nessa caminhada”, disse o professor que a treinou.

CONQUISTAS DAS MULHERES

Longe de qualquer polêmica, Professor Vanu faz questão de destacar as conquistas das mulheres nos tatames. "Hoje em dia as mulheres estão ocupando mais os tatames, isso é o que a gente tem que ficar feliz. É saber que existe a quebra de paradigma e as mulheres estão chegando lá”, afirmou.

Nós que somos do meio, ficamos felizes que tenham mais mulheres alcançando a faixa preta. E valorizar isso daí!”, disse. “Ficamos felizes em saber que a Jaciara chegou na faixa preta, servindo de exemplo para outras mulheres, servindo de empoderamento feminino”, completou.

Nós só temos que parabenizar essas meninas, a Vânia, a Jaciara, que não é fácil, quem está dentro sabe. Tem treino, tem o papel de mãe, a gente tem que tirar o chapéu pra elas”, destacou.

O professor ainda explicou que no jiu-jitsu existem várias faixas, a começar pela branca e avançando para azul, roxa, marrom, preta. “Diferente das outras artes marciais, o jiu-jitsu ainda tem faixa depois da preta, até chegar na vermelha”, detalhou.

1º REGISTRO NA CONFEDERAÇÃO

Em nota, a Prefeitura de Araguaína informou que Jaciara Pereira é a primeira mulher do Tocantins a conquistar a graduação de faixa preta com inserção da diplomação a Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ).

De acordo com a prefeitura, "o nome de Jaciara irá constar junto aos de outros atletas no quadro da instituição ao final do trâmite legal de federalização e poderá ser conferido pelo site https://cbjj.com.br/, clicando em “faixas pretas diplomados” no menu.

SOBRE CONFEDERAÇÃO

Prof. Vanu explicou que no jiu-jitsu há várias federações e confederações, mas que ele não segue esse sistema há muito tempo. “Pra mim isso pouco importa ou menos importa, porque o que vale é o estilo de vida, a convivência no tatame, dentro das academias, certo?”, comentou.

“Até porque no jiu-jitsu existem várias federações, inclusive várias confederações, então qual seria a certa? Qual é a que vale? Isso é o de menos. Hoje, o meu foco não é competição, o meu foco, repito, todos os benefícios que a luta traz para as pessoas, a competição é consequência. Aqueles que se identificam com a competição, começam a competir, a entrar nos campeonatos, é uma consequência do treino, adaptação no treino, mas não é o meu foco”, afirmou o professor de jiu-jitsu.

TRAJETÓRIA NO ESPORTE

Prof Vanu começou a ministrar aulas de artes marciais em 2000, em Porto Nacional, em seguida foi para Palmas, formando vários atletas desde então. “Todos os professores me conhecem, inclusive de Araguaína, o Arildo Andrade, o Roniedson, o Lúcio Milhomem; de Gurupi, o Ramai”, comentou.

O jiu-jitsu está na minha vida há mais de 25 anos. Então só tenho coisa boa para falar sobre a arte marcial”, finalizou. 

Post nas redes sociais com a data da graduação
Prof. Vanu com os seus atletas faixa preta, ao seu lado esquerdo está Vânia Leite (julho de 2019).

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.