Em análise

TCE questiona duas licitações similares em Paraíso, que utilizou ata de prefeitura do Pará

Dois processos referem-se à iluminação pública da cidade.

Por Joselita Matos | Conteúdo AF Notícias 1.303
Comentários (0)

02/06/2022 16h00 - Atualizado há 1 ano
Vista noturna da cidade de Paraíso do Tocantins.

O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE-TO) está investigando dois processos licitatórios milionários abertos pela Prefeitura de Paraíso visando a contratação de serviços de manutenção e substituição da iluminação pública da cidade.

Em análise preliminar da documentação, a Coordenadoria de Contratos e Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia (CAENG) constatou a ocorrência de possíveis irregularidades nas licitações, como a prestação de serviços praticamente idênticos, similares, além da ausência de estudo técnico preliminar.

Uma das licitações é um pregão presencial para registro de preços visando a contratação de empresa para manutenção preventiva e corretiva da iluminação pública, com fornecimento do material, pelo valor estimado de R$ 2,4 milhões (exatos R$ 2.424.783,00).

Segundo a prefeitura, esse procedimento é para manutenção da iluminação pública onde há atualmente lâmpadas de vapor de sódio, vapor metálico, bem como de LED.

Já o outro procedimento é uma adesão a uma Ata de Registro de Preços da Prefeitura de Redenção, no estado do Pará, ainda de 2020. Neste caso, a prefeitura de Paraíso disse que o objetivo é a contratação de empresa para adequação e substituição de iluminação pública com utilização de pontos de luminárias de LED.

O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE-TO) também questionou sobre a falta do mapa dos locais onde os serviços foram efetuados para as duas licitações, pois os serviços são similares, segundo os técnicos da Corte.

O TCE também questionou a ausência de Estudo Técnico Preliminar para embasar a contratação, tendo em vista que trata-se de uma licitação de valor vultoso.

O QUE DIZ A PREFEITURA

Em resposta aos questionamentos do TCE, Paraíso justificou que a cidade possui 9.120 pontos de Iluminação pública, conforme o documento fornecido pela concessionária de energia Energisa.

Conforme a prefeitura, outros municípios possuem contratos semelhantes tanto para manutenção de iluminação pública de LED como contrato de substituição por lâmpadas de LED, citando as cidades de Pedro Afonso e Palmeirante, como exemplos.

Ainda segundo a Prefeitura, do total de pontos de luz na cidade, 7.198 são de lâmpadas convencionais (vapor de sódio e vapor metálica, fluorescentes e mercúrio), correspondendo a 79%; e 1.922 pontos da nova tecnologia (luminárias de LED), equivalendo a 21%.

Ainda em sua justificativa, a Prefeitura esclareceu que o processo de Adesão à Ata de Registro de Preços nº 002/2020 da Prefeitura de Redenção (PA), foi a forma lícita e transparente para contratar uma empresa especializada na área de luminárias de LED. Esta ata é para fazer somente a retirada e substituição de 1.500 pontos de lâmpadas convencionais de iluminação já existente por 1.500 pontos luminárias de LED.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.