Dia Nacional de Combate

Tuberculose: doença grave, mas que tem tratamento gratuito; 443 casos recentes no Tocantins

Enfermidade tem tratamento que dura no mínimo seis meses.

Por Redação
Comentários (0)

17/11/2022 14h30 - Atualizado há 1 ano
Transmissão da doença ocorre pela via aérea como no caso da tosse

Em 17 de novembro celebra-se o Dia Nacional de Combate à Tuberculose. A data alerta sobre os cuidados que devem ser tomados para a prevenção da enfermidade que mais ocasiona óbitos em todo mundo. Dados do Ministério da Saúde (MS) apontam que em média são registrados 70 mil novos casos, por ano, no Brasil.

No Tocantins, dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES-TO) mostram que houve um crescimento nas notificações da doença. Em 2020 foram registrados 187 casos e 256 em 2021.

“Temos desenvolvido ações para o fortalecimento das estratégias de prevenção e controle da doença, além do monitoramento dos casos em tratamentos especiais para tuberculose pelo Sistema de Informação de Tratamentos Especiais de Tuberculose”, esclareceu a técnica da área da tuberculose, da SES/TO, Werenna Alves Moura.

A tuberculose

A tuberculose é uma doença de transmissão aérea e pode ser contraída pelo contato com bactérias presentes em partículas lançadas ao ar durante a fala, espirro ou tosse de pessoas infectadas.

A Tuberculose pode ser detectada por testes comuns como radiografia torácica (exame disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde) e possui como principais sintomas períodos prolongados de tosse, dores ao tossir, febre, perda de peso, fadiga e muitas vezes a presença de sangue na boca ao tossir.

Apesar da alta taxa de letalidade, é importante frisar que a enfermidade tem tratamento, sendo que o mesmo dura no mínimo seis meses e é totalmente gratuito no SUS.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.