Palmas

Em encontro da indústria, Wagner apresenta Araguaína como a capital do Matopiba e projeta crescimento

"Nós somos referência no agronegócio", afirmou o prefeito.

Por Redação 501
Comentários (0)

26/05/2023 10h30 - Atualizado há 11 meses
Wagner ao lado da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, e do deputado Eduardo Mantoan, esposo da gestora

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, participou, na noite desta quinta-feira (25/5), a edição 2023 do Encontro Estadual da Indústria, realizado pela Fieto (Federação das Indústrias do Tocantins), em Palmas. 

O evento reuniu cerca de 300 empresários da indústria e do comércio, lideranças políticas e gestores. O ponto alto foi a palestra do economista Ricardo Amorim, considerado o mais influente do Brasil.

Para Wagner, reunir os empresários e a indústria para discutir os desafios com a nova configuração política do Brasil e as mudanças no mundo é mais do que salutar. O gestor, que começou a sua carreira no Sistema S e já trabalhou na Fieto, afirmou que o fortalecimento da indústria é vital para a economia do Tocantins.

Ele destacou, ainda, que Araguaína vem trabalhando há muitos anos com sucesso para atrair investimentos nas mais diversas áreas, entre elas a indústria. “Nós somos referência no agronegócio, temos frigoríficos exportadores e sempre estamos ajudando na expansão dos negócios”, frisou.

Na mesma linha, o prefeito ressaltou que toda a transformação feita em Araguaína na última década coloca a cidade como a Capital do Matopiba (fronteira agrícola que envolve Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e agora é hora de ampliar a atividade econômica projetando a economia verde.

“Vamos manter o nosso agronegócio cada vez mais forte, ao mesmo tempo em que aproveitamos o fato de estar dentro da Amazônia Legal para atrair investimentos em meio ambiente, de carbono zero. Nós cuidamos muito bem da água de Araguaína, recuperamos nossos córregos e rios, aliamos avanço em infraestrutura com proteção total das nossas nascentes. Araguaína está mais do que preparada para entrar nesse novo ciclo”, finalizou.

EXEMPLO DO CHILE

O economista Ricardo Amorim, uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil, segundo a Revista Forbes, defendeu a necessidade de agregar valor aos  produtos e citou o exemplo do Chile que realizou o processo de transformação da uva, que antes era exportada in natura, gerando ganhos para o país.

“O Chile era exportador de uva in natura com baixo valor agregado, depois começou a produzir vinho de baixa qualidade e hoje é exportador de bons vinhos. A mesma matéria prima, a uva, que hoje é exportada através deste vinho passou a ser exportada com grande valor agregado. É isso o que a gente precisa fazer no Brasil como um todo, mais ainda no Tocantins e vale também pro Centro Oeste brasileiro”, analisou Amorim.

Temas como Reforma Tributária, juros, inflação, arcabouço fiscal, entre outros com impacto na economia também foram abordados pelo palestrante ao público de empresários. O Encontro Estadual da Indústria é a convenção anual do segmento industrial no Tocantins e tem como proposta proporcionar um ambiente de exposição e discussão dos destinos e principais diretrizes inspiradoras das políticas nacionais de desenvolvimento da indústria. Propõe ainda fomentar a busca por soluções diante de momentos de crise, evidenciar junto ao poder público suas preocupações, influenciar políticas oficiais e oferecer recursos e competências para viabilizá-las.

Prefeito reforçou a importância do agronegócio

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.