Processo seletivo

UFT abre 1ª turma de especialização em Estudos Latino-Americanos; são 40 vagas gratuitas

Com 40 vagas, formação será presencial, no campus de Palmas.

Por Redação 782
Comentários (0)

07/06/2023 14h45 - Atualizado há 10 meses
UFT em Palmas

Profissionais graduados em qualquer área do conhecimento agora podem contar com uma nova opção de pós-graduação interdisciplinar oferecida de forma totalmente gratuita pela Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Até o dia 30 de junho estão abertas as inscrições para a primeira turma do curso gratuito de especialização lato sensu em Estudos Latino-Americanos e Territorialidades.

Presencial

Com carga horária total de 360 horas, incluindo prazo para elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na forma de artigo científico, a especialização será realizada na modalidade presencial, no campus de Palmas. As aulas ocorrerão aos sábados, de manhã e à tarde, no período de agosto de 2023 a dezembro de 2024.

São disponibilizadas 40 vagas para esta primeira turma, e o processo seletivo será feito por meio de análise de currículo e carta de intenção redigida pelos candidatos. Mais informações podem ser obtidas no edital.

O curso

O curso, que teve sua criação aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) na reunião ordinária do dia 23 de maio, é uma iniciativa de professoras e professores do Grupo de Estudos Globais e América Latina (Gegal), do Grupo de Pesquisa Mulheres na Arquitetura e no Urbanismo (GPMau), do Projeto de Extensão Direito e Gênero, e do Observatório Governança e Desenvolvimento Regional da UFT. À frente da coordenação estão a professora Fabiana Scoleso, como titular, e a professora Patrícia Orfila, como coordenadora adjunta.

"É de fundamental importância fortalecer em nossa universidade as Ciências Humanas e Sociais. A teoria crítica por elas impulsionada aponta para as inerentes contradições do sistema e a necessidade de pensar a vida, as causas ambientais, as comunidades e povos tradicionais, os mundos do trabalho, o direito à cidade, a luta pela terra e a diversidade com o mesmo nível de importância das outras ciências. [...] Temos orgulho em ofertar um curso com essas características e que cumpre com o seu papel social, efetiva o território do conhecimento que é o campus universitário e ajuda, ainda que de forma inicial, no diálogo com pesquisadoras e pesquisadores latino-americanos e caribenhos, internacionalizando a UFT e a colocando em convergência com os debates políticos, sociais, econômicos e institucionais do Sul Global", sublinhou a professora Fabiana Scoleso no ato de aprovação do curso no Consepe.

De acordo com o projeto pedagógico, a proposta desta pós-graduação é voltada para "pensar a América Latina em suas contradições e complexidades". "[...] Pesquisar, debater, analisar, documentar e sistematizar o pensamento a partir do Sul Global são formas de reconstruir a imensa quantidade de conhecimento existente no nosso continente e buscar a síntese, as teorias, as novas epistemologias na e da América Latina", afirma o texto.

Assim, o projeto surge "em perspectiva emancipadora e transformadora, valorizando a Educação, sobretudo a educação popular, procurando superar as narrativas que estabeleceram a Europa como centro do conhecimento e a América como continente de culturas pouco sofisticadas, que ansiava pelo racionalismo do Velho Mundo e seu exercício de controle sobre os corpos, culturas e territorialidades e espacialidades: a colonização."

Em consonância com esta perspectiva, a nova pós-graduação lato sensu "se volta para a formação e atualização de profissionais que vão além das demandas neoliberais e que buscam promover o pensamento crítico em seus espaços de atuação, exercendo protagonismo social e liderança solidária para influir nas carências sociais, defender os direitos humanos e fundamentais e construir uma relação mais justa com a sociedade e com o meio ambiente".

SERVIÇO:

O quê: Inscrições para especialização (pós-graduação lato sensu) em Estudos Latino-Americanos e Territorialidades - curso gratuito e presencial
Quando: de 6 a 30 de junho de 2023
Como: por e-mail, conforme instruções constantes no edital
Aulas: de agosto de 2023 a dezembro de 2024, aos sábados, no campus de Palmas
Público-alvo: profissionais que já tenham concluído curso superior graduados em qualquer área do conhecimento.

O EDITAL ESTÁ DISPONÍVEL AQUI

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.