TechInclusão

Projeto da UFT deve qualificar cerca de 1.400 jovens para vagas de trabalho na área de tecnologia

Pograma é desenvolvido m parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego.

Por Dandara Barbosa e Gisele Burjack 1.234
Comentários (0)

23/03/2024 09h17 - Atualizado há 1 mês
Programa atenderá jovens de 16 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade social.

Notícias do Tocantins -  Por meio do projeto “Techinclusão: Capacitação Tecnológica para a transformação profissional do Tocantins”, jovens do Estado terão uma nova oportunidade voltada para a qualificação, tendo a chance de concorrer a vagas no mercado de trabalho. Serão ofertados cursos para criação de sites, programação web e desenvolvimento mobile. Os participantes receberão uma bolsa-auxílio. 

O TechInclusão é um dos projetos selecionados pelo renomado Programa Manuel Querino de Qualificação Profissional (PMQ), do Ministério do Trabalho e Emprego, que através da Universidade Federal do Tocantins – UFT atenderá jovens de 16 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade social, como mulheres, pessoas negras, povos originários, estudantes da EJA, jovens em ressocialização cumprindo penas curtas ou medidas alternativas do sistema prisional, pessoas com deficiência (PCD) e outros segmentos. 

Os interessados nos cursos presenciais, com carga horária de 240 horas, podem realizar a pré-inscrição através do formulário disponível no link : https://encurtador.com.br/gmq59. Após a pré-inscrição, o edital será divulgado no site da UFT, onde serão disponibilizadas as vagas para as inscrições oficiais. Para ficar por dentro de todas as etapas e informações do projeto do curso, basta acessar a rede oficial @techinclusao.to.

Segundo o coordenador George França, o TechInclusão é um projeto de grande relevância  para atender à demanda crescente por profissionais qualificados na área de tecnologia no estado do Tocantins. 

O projeto visa não apenas a qualificação profissional, mas também a inserção e permanência dos jovens no mercado de trabalho, com foco para a promoção da diversidade, inclusão de populações vulneráveis e combate à discriminação”, explica o coordenador-geral, George França.

Sobre o programa

O TechInclusão é um projeto de extensão da UFT coordenado pelo professor George França, que visa promover a inclusão social e ampliar as oportunidades de emprego para jovens de diversos grupos em situação de vulnerabilidade no Tocantins.

Os cursos serão ministrados por coordenadores que atuarão em polos da Região Central do Tocantins: nas cidades de Palmas – Capital, Tocantínia e Porto Nacional e, na Região Sudeste do estado, nas cidades de Dianópolis e Arraias.

Bolsa-auxílio

O programa tem como meta atender 1.400 jovens do Tocantins, de 15 a 29 anos em situações desafiadoras - vulneráveis: LGBTQIA+, quilombolas, indígenas, mulheres, negros e PCDs. A bolsa-auxílio concedida pelo projeto visa a permanência desses participantes na capacitação. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.