Tocantins

Detento é aprovado em 1º lugar em universidade federal após concluir ensino médio na prisão

Ele concorreu pelo SISU e vai cursar Matemática no campus da UFT em Arraias.

Por Redação 6.623
Comentários (0)

08/02/2024 15h04 - Atualizado há 2 meses
Foi aprovado em 1º lugar

A Unidade Penal de Arraias (TO) tem uma trajetória de sucesso voltada à educação de pessoas privadas de liberdade, onde um custodiado foi aprovado em 1º lugar no curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Tocantins (UFT), concorrendo nas vagas para ampla concorrência.

L.M.S é um dos doze custodiados que concorreram a vagas nos cursos de Pedagogia, Matemática e Direito na UFT pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), e os demais aguardam pela lista de espera.

Segundo o chefe da Unidade Penal Regional, o policial penal Fernando Fernandes, “possibilitar que os reeducandos tenham acesso à educação garante a reintegração social, haja vista o ensino superior ser uma porta de entrada para uma nova oportunidade de mudança de vida”.

Ele ainda ressalta  que o resultado é fruto do trabalho diário das parcerias entre a Seciju, as Secretarias de Educação e o Sistema Penal, que adere ao Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (ENEM PPL), e só neste ano inscreveu 25 custodiados, dos quais 10 concorreram na modalidade treineiros.

Para o futuro calouro da UFT que somente em 2019 concluiu o ensino médio na Unidade Penal, por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), o sonho de cursar uma faculdade parecia impossível.

“Comecei fazendo artesanato, em seguida veio a remição pela leitura que me fez abrir a mente e a prova do Enem foi para mim uma nova experiência. O resultado, confesso, foi melhor do que eu esperava. Receber a notícia da aprovação por minha mãe foi o melhor e poder observar o sorriso orgulhoso no rosto dela”, disse.

L.M.S ainda completa que, mesmo privado de liberdade, pode dizer que teve a oportunidade de ver renascer um sonho que nunca deveria morrer em ninguém.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.