Formação profissional

Seduc e UFT oferecem mestrado para servidores da Educação, inclusive aos recém-empossados

Ação faz parte do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE).

Por Redação 8.880
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07/02/2024 11h45 - Atualizado há 2 meses
Formação profissional para os que atuam na Educação do Estado.

A Secretaria da Educação (Seduc) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) lançaram, nesta quarta-feira (07/02), o edital do Mestrado Profissional em Governança e Transformação Digital com vagas destinadas a servidores da Educação. 

As inscrições começam nesta quarta-feira, 7 de fevereiro, e seguem até 10 de março. Os interessados deverão enviar cópias dos documentos solicitados no edital e preencher um formulário on-line, que pode ser acessado pelo link: https://forms.gle/YWJpURwJnNP1S9Rj7.

Os candidatos que se inscreverem para as vagas de servidores da Secretaria da Educação deverão obter, na Superintendência de Gestão e Desenvolvimento Pessoal da Seduc ou nas Superintendências Regionais de Educação (SREs), a declaração de que são servidores efetivos ou estão em exercício na Secretaria de Estado da Educação. Também será necessária uma declaração de disponibilidade de 20 horas para realizar as atividades do curso, e outras 20 horas para atuarem na Seduc ou nas SREs.

O secretário da Educação, Fábio Vaz, destacou que os aprovados no concurso da Educação que estão em estágio probatório também poderão participar da seleção. “Essa é mais uma ação da gestão para fomentar a qualificação profissional dos servidores da educação. A proposta é que o professor possa se capacitar ainda mais e trazer o uso de tecnologia para dentro da sala de aula, promovendo a transformação digital”, afirmou.

A diretora de Formação Inicial e Continuada, Sibele Letícia Biazotto, explica que "essas parcerias de formações garantem contínuos processos de aprendizagens, proporcionando aos servidores desta Pasta valorização profissional e atualização frente a suas demandas técnicas, práticas e teóricas".

Linhas de pesquisa

O Programa em Governança e Transformação Digital contempla duas linhas de pesquisa. A linha 1, Governança Digital em Organizações, que envolve a transformação digital das organizações, com vistas ao pleno exercício da cidadania no mundo digital e à prestação de serviços à  sociedade. Já a linha 2, Modelagem Computacional para Transformação Digital, tem como objetivo projetar, analisar e implementar modelos computacionais.

Resultado

O resultado final do processo seletivo, com a ordem dos classificados, será divulgado no dia 25 de março. As matrículas serão realizadas de 26 a 29 de março e as aulas estão previstas para iniciar no dia 1º de abril.

Mestrado em Ensino em Ciências e Saúde 

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) também abriu processo de seleção simplificada para Aluno Especial do Curso de Mestrado em Ensino em Ciências e Saúde, com entrada para o primeiro semestre de 2024, no Câmpus de Palmas. 

De acordo com o Edital, o PPGECS tem como objetivo principal contribuir para a formação no ensino em Ciências e Saúde, nas modalidades de educação formal, não formal e informal. O curso de Mestrado em Ensino em Ciências e Saúde está inserido na modalidade acadêmica, com ênfase nas linhas de pesquisa: Ensino em Ciências e Ensino em Saúde.

O processo de seleção será simplificado. O edital com os procedimentos está disponível no site oficial do PPGECS (clique aqui). Os interessados podem obter mais informações pelo e-mail ppgecs@mail.uft.edu.br.

Mestrado Profissional em Educação Física

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) abriu, na última sexta-feira (02), as inscrições para aluno especial no Mestrado Profissional em Educação Física, oferecido pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física (ProEF). São ofertadas 40 vagas, distribuídas em cinco disciplinas, para ingresso ainda no primeiro semestre de 2024. As inscrições devem ser efetuadas até 22 de fevereiro.

O ProEF é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), e se destaca por seu modelo híbrido, oferecendo disciplinas à distância, além de encontros presenciais. Com área de concentração em Educação Física Escolar, o programa é estruturado em duas linhas de pesquisa: Formação, intervenção e profissionalidade docente; e Abordagens Metodológicas e processos de ensino e aprendizagem.

O edital na íntegra pode ser acessado aqui.

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